Pelotas esteve representada, na sexta-feira (22), no II Curso de Segurança Pública e Prevenção da Violência Baseado em Evidências promovido pelo Instituto Cidade Segura. Foram apresentadas as ações do Pacto Pelotas pela Paz e a importância da participação do Município na redução dos índices criminais.
A atuação da Guarda Municipal em Pelotas foi exposta pela comandante da corporação e ex-coordenadora do Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social, Cíntia Aires. A instituição de segurança pública, que possui 32 anos de história, conta com 155 guardas e atua no perímetro urbano e com a Patrulha Rural, faz a Ronda Escolar e também a Patrulha Maria da Penha que, em dois meses, atendeu mais de 100 mulheres em situação de violência. O órgão também faz parte das Operações Integradas.
“Orgulha-me muito poder apresentar um pouco do trabalho da GM de Pelotas, a qual possui servidores comprometidos com o cuidado e segurança dos munícipes, e mostrar como o Observatório tem colaborado para construção de políticas públicas mais efetivas. Os dois órgãos são importantes ferramentas de prevenção e controle de crimes e violências a nível local”, afirmou Aires.
A queda nos indicadores criminais, analisados pelo Observatório, foi detalhada durante a apresentação. Os registros de roubo a pedestre, um dos crimes que mais preocupavam a população quando o Pacto foi criado, reduziram-se em 71% entre 2017 e 2021. Entre 2020 e 2021, caíram 8%. Em dezembro de 2021, foi constatado o menor número de casos em 18 anos, tendo sido registradas 51 ocorrências.
Pelotas presente em evento nacional de guardas municipais
O Município também esteve presente com a GM, no XXX Congresso Nacional dos Guardas Municipais, em Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 13 e 15 deste mês. O evento teve como objetivo debater estratégias para o desenvolvimento das instituições de segurança pública em todo o país, apresentando soluções estratégicas e logísticas.