Virada da Habitação acontece em Rio Grande e Pelotas no sábado (19)

Vista aérea de Rio Grande. (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal do Rio Grande)

As cidades gaúchas de Rio Grande e Pelotas vão realizar no sábado (19) a 2ª edição da Virada da Habitação. O evento ocorrerá na sede da Academia de Samba Nós Jovens, na Rua Humberto Ibrahim de farias, 434, entrada pela Almirante Barroso, no bairro Getúlio Vargas em Rio Grande.

A atividade tem dimensão nacional e congrega, ao todo, 14 cidades no Brasil que vão realizar ações simultâneas, unindo diferentes segmentos e atores com a missão de instigar as reflexões sobre habitação social e os desafios específicos que cada localidade enfrenta na busca pela moradia adequada. Também vão participar da ação: Goiânia (GO), Salto (SP), Vitória (ES), Itu (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Sorocaba (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Itapevi (SP) e São Paulo (SP).

A iniciativa é liderada pela Habitat para a Humanidade Brasil e realizada pela Articulação Colabora Habitação, com o apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e mais de 60 organizações, além de empresas e negócios de impacto comprometidos com melhorias habitacionais. O tema base deste ano é a melhoria habitacional, impulsionado pelo resgate da política de habitação pelo governo federal. “A retomada do Minha Casa, Minha Vida traz esta perspectiva. Como cada cidade tem um momento, uma característica deste cenário está acontecendo e sendo debatido de alguma forma. Mas, precisamos pensar no todo, que é o déficit de 6 milhões de moradias e, por isso, ainda temos muito que caminhar no que tange a questão da melhoria habitacional”, destaca Dênis Pacheco, gerente de Programas e Voluntariado da Habitat para a Humanidade Brasil.

Pacheco lembra que a Virada surgiu em 2022 a fim de unificar os diversos setores para debater a problemática da falta de moradia adequada e digna para milhões de brasileiros. “Seja por conta do déficit qualitativo ou por conta do déficit quantitativo, a gente percebeu que, em muitos momentos, este debate ocorre nas cidades, porém sempre muito fragmentado: ou o pessoal da academia, ou somente o pessoal das organizações dos terceiros setores com movimentos de moradia. Setor privado discute de um lado, poder público do outro. E, no ano passado, conseguimos unir estes diversos setores em um dia de atividades simultâneas”, assinala.

O evento é organizado em cada cidade participante através da mobilização de diferentes integrantes. A programação combina palestras, debates, workshops e atividades práticas a fim de promover a troca de conhecimentos, experiências e soluções inovadoras. “A Virada é uma oportunidade valiosa para arquitetos e urbanistas unirem forças e ideias na busca da implementação de moradias adequadas para o desenvolvimento das cidades, contribuindo para a construção de um futuro melhor, com uma arquitetura inclusiva e para todos”, destaca a presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Andréa dos Santos.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=rmg4iKJcV0C1_X6u17uvrsORd5D_tfxJj5MVklOKIs1UN0ZYV1NaMzZXNEo0Sk9HTlBSN0xDQ1RDRS4u

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome