Tucano atropelado na BR-392 é resgatado

Foto: Divulgação/Ecosul

Um tucano-do-bico-verde foi resgatado hoje (11) no km 93 da BR-392, na região rural de Pelotas. Por volta das 15h30 o Centro de Controle Operacional (CCO) da Ecosul recebeu a chamada de um usuário informando a presença da ave no acostamento da rodovia. O animal, aparentemente atropelado, foi levado até a Praça de Pedágio do Glória, onde uma equipe de inspeção de tráfego da concessionária conduziu até o Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre (NURFS) e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Segundo o inspetor de tráfego Ricardo Borges, que atendeu a ocorrência, a veterinária de plantão informou que se trata de um tucano adulto com um ferimento na asa. “Eles só conseguirão fazer o raio-x na segunda-feira, mas ele já foi medicado e está sob os cuidados de uma equipe experiente”, observou. Ainda não foi possível avaliar se é um tucano macho ou fêmea. Essa espécie de ave é habitante comum das matas gaúchas, inclusive próximas às cidades serranas. Entre as características estão o tamanho entre 42 e 48 centímetros, sendo que boa parte corresponde ao bico. Pesam em torno de 265 a 400 gramas e apresentam papo amarelo e bico verde. O serrilhado do bico é bem desenvolvido e realçados pela cor vermelha e apresentam um ângulo acentuado na base da mandíbula inferior.

Emergências

A concessionária informa disponibiliza serviços gratuitos funcionando 24 horas e podem ser acionados pelo 0800 724 1066. Os profissionais do CCO estão atentos às câmeras instaladas em diferentes pontos das rodovias e atendendo as ligações e acionamentos dos usuários.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome