A Prefeitura de Pelotas promove nesta quinta (13) e sexta-feira (14) uma capacitação sobre o Programa Bolsa Família, Cadastro Único e Sistema de Condicionalidades para as equipes das redes que compõem o Programa nas secretarias de Assistência Social (SAS), Saúde (SMS) e Educação (Smed). O encontro será no auditório externo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).
Nesses dias, o Cadastro não estará disponível nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Três Vendas, Fragata, Areal, e na Unidade Central. O serviço será retomado na segunda-feira (17), em horário normal.
O Cadastro Único para Programas Sociais é um banco de dados que auxilia os governos Federal, estaduais e municipais a definirem suas polícias públicas com foco nas famílias de baixa renda, para isso a equipe precisa conhecê-lo bem para que funcione da melhor maneira.
O secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, avalia que o Cadastro Único tem se mostrado uma ferramenta de inclusão muito importante, além de contribuir para o desenvolvimento econômico local. “Só no mês de março, quase R$ 13 milhões entraram na economia em Pelotas por meio dos benefícios acessados via Cadastro Único, a população recebe esse recurso diretamente de Brasília e gasta no município. Por isso, quanto mais alinhado estiver o sistema, quanto mais cadastrarmos as famílias que atendem as condicionalidades, menos vulnerabilidade social e mais recursos na economia do município teremos”, afirmou o secretário.