Região registra grande acumulado de chuva nos primeiros dias de maio

Há necessidade de atenção com o prognóstico de chuvas fortes. (Foto: Igor Sobral/Arquivo/Prefeitura Municipal de Pelotas)

Maio está sendo marcado por chuva e tempo fechado em municípios da região Sul do estado. Desde o início do mês, o laboratório de Agrometeorologia da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, registrou 139,8 milímetros de chuva. Somente neste domingo, foram 32,6 milímetros até às 15h37.

Os números registrados nos sete primeiros dias de maio superam o que foi registrado em abril, com 27,6 mm e se aproxima do que foi registrado todo o mês de março, com 153,9 mm. Em fevereiro foram 78,9 mm e no primeiro mês do ano, 58,6. Os números são do Agromet.

Apesar dos índices, o coordenador regional da Defesa Civil, Márcio Facin afirma que não foram reportados desabrigados ou desalojados em função da chuva nos 27 municípios que compõem a região Sul.

Com um início de ano marcado pela escassez de chuvas, as quantidades registradas em maio contribuíram para aumentar o nível da Barragem Santa Bárbara, em Pelotas, responsável pelo abastecimento de 60% da cidade. Conforme a última atualização realizada pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas, o reservatório estava com nível de 3,28 metros abaixo do vertedouro. No dia 2 de maio, o número chegava a 3,63 metros.

A previsão é que a chuva dê uma trégua nos próximos dias, já a partir desta segunda-feira, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. As temperaturas, no entanto, devem atingir mínimas abaixo dos 10º durante a semana.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome