Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi) dá seus primeiros passos em Pelotas

Representantes de entidades municipais, estaduais e federais participaram da reunião. (Foto: Carlos Machado)

O primeiro passo foi dado, na terça-feira (5), durante reunião no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) em Pelotas, para a construção de propostas e estratégias ao combate da violência contra os idosos e consolidação local da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi).

De acordo com o presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Pelotas, Lélio Falcão, esta foi a primeira reunião de uma série no município para dar início à construção de grupo de trabalho de articulação entre os diversos atores para combater a violência contra a pessoa idosa. que se tornou mais visível em função da pandemia, através dos meios de comunicação. “Tivemos a participação de representantes da prefeitura de Pelotas, Legislativo Municipal, delegacias de Polícia, ou seja, o Estado, e também da academia entre outros”, diz. A Câmara de Vereadores também foi representada.

Segundo ele, este primeiro passo, foi muito significativo, pois no IFSul nasceu também o Pacto Pelotas pela Paz, ressalta. Ele destaca a parceria do Instituto no sentido de oferecer condições de uso de suas oficinas gráficas para a impressão de alguns materiais, como uma cartilha de combate à violência contra o idoso, o próprio Estatuto do Idoso, e alguns outros materiais. “O Conselho do Idoso possui alguns recursos do Fundo Municipal do Idoso e fica mais fácil esta transferência de entidades federais, que não carecem de licitação”, ressalta.

A coordenadora executiva do Pacto Pelotas Pela Paz, Aline Crochemore, participou da reunião por delegação da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e, segundo ela, saiu do encontro motivada a estudar mais sobre a Renadi. “Esclarecemos aqui o papel da Rede e, o Pacto Pelotas Pela Paz vem como Plano Municipal de Segurança Pública que é, se somar neste processo para criar estratégias e novas articulações e ações que possam contribuir com a proteção aos idosos no município de Pelotas”, ressalta.

Ela aponta que irá levar a proposta para a prefeita Paula para que seja feito o alinhamento de ideias. “Em breve, com certeza, irá se construir essa possibilidade de reforçar as ações de proteção e defesa dos idosos”, afirma. O próximo encontro deve ocorrer em 15 dias.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome