Prefeitura de Pelotas realiza diversas atividades durante o Mês da Mulher

No último ano, Executivo fez encontro especial com servidoras. (Foto: Michel Corvello/Prefeitura Municipal de Pelotas)

A Prefeitura de Pelotas realizará, durante todo mês de março, atividades de conscientização e incentivo ao empoderamento feminino. A programação começa na terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher, e segue até o dia 31. Haverá palestras, workshops, feira de artesanato e ações do projeto Maria da Penha vai à Escola, além de outros eventos.

Sobre o tema Pelotas de Todas as Mulheres, a programação elaborada pelas equipes do Centro de Referência da Mulher e da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Assistência Social (SAS), em parceria com outras secretarias e instituições, tem como objetivo fortalecer a união feminina e a luta por seus direitos. Também participara do desenvolvimento das atividades a Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher.

Na rede municipal de ensino, as escolas municipais deverão montar decorações com fotos e gravuras de mulheres com relevância social e histórica e que se tornaram referências na luta pelos direitos femininos. Também devem ser desenvolvidas atividades de Círculos da Paz, com as mães das comunidades e as alunas.

Durante todo o mês, os colégios municipais também serão ponto de coleta de absorventes destinados a estudantes em situação de pobreza menstrual. Os professores trabalharão a temática em sala de aula, incluindo a produção de trabalhos que serão expostos em uma mostra cultural marcada para o final do trimestre.

Confira a programação completa do mês da mulher em Pelotas

Quarta-feira (8)

8h – Hoje o Dia é Nosso!

A Secretaria de Assistência Social promoverá a ação Hoje o Dia é Nosso!, oferecendo ao público feminino a iniciativa do projeto Guarda-Roupas Solidário, quando as mulheres poderão escolher peças que estiverem expostas para doação.

A equipe da Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias realizará testagens na sede do Cadastro Único e nas ruas, para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Local: rua Dom Pedro II, 959

8h30min – Café da manhã do Dia da Mulher – Empreendedora

O evento, realizado pelo Sebrae, contará com apresentação de quatro painelistas, que darão dicas práticas para mulheres empreendedoras impulsionarem seus negócios.

Mediadora: Letycia Grill

Painelistas: Andressa Melo, Érica Martins, Manuela Silveira e Paola Fernandes.

Participação gratuita, mediante inscrição pelo link: bit.ly/sebrae08março23

11h – Palestra – Eu empreendedora, será?

Palestra com Cristiane Ribas

Local: Sebrae – rua Padre Anchieta, 1.916

11h – Dia da Mulher – Vamos conversar?

Representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher estarão em uma mesa no Calçadão da rua Andrade Neves, conversando com as pelotenses, sobre pautas relacionadas às mulheres e divulgando o novo endereço do Centro de Referência da Mulher.

A atividade é uma realização do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben e da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, com a parceria da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Local: Chafariz As Três Meninas

18h – Palestra – A Independência Feminina e Desenvolvimento Profissional

Evento realizado pela OAB Pelotas.

Palestrantes: advogada, conselheira da OAB, secretária no Conselho da Mulher de Pelotas, conselheira no Conselho da Comunidade Negra de Pelotas e membro CIR e ABMCJ/RS, Tuane Tarques, e a advogada da área de Família e Sucessões e procuradora do Município de Pelotas, área fiscal, conselheira da OAB, professora de Teoria Geral do Processo, Prática de Direito Processual Civil, Gisela Isaacsson

Local: Auditório OAB Pelotas, à rua Osvaldo Aranha, 71, bairro São Gonçalo

Dia 12

Das 9 às 17h – Feira de Artesanato

Realizada pela Secretaria de Cultura em parceria com a Associação Pelotense dos Artesãos.

Local: Parque da Baronesa, na avenida Domingos de Almeida, 1.490

Dia 16

Retomada do projeto Maria da Penha Vai à Escola, da Secretaria de Assistência Social em parceria com a de Educação. A atividade será nos turnos da manhã, tarde e noite.

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Independência, à rua Paulo Aci Teixeira, 535, Sítio Floresta

Dia 17

10h – Inauguração oficial da nova sede do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben (Cram)

A casa estará aberta das 8 às 17h, com atividades temáticas, para receber a comunidade pelotense.

8h30min – Apresentação da DJ Doula

10h – Ato de inauguração do Centro, com a presença da prefeita Paula Mascarenhas

10h30 – Show da cantora Xana Gallo

11h – Grafite com a artista visual Carla Gisele Corrêa

Dia 20

18h – Palestra – Liderança Feminina – com a secretária estadual adjunta de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Caroline Moreira

Local: Largo de Portugal

Dia 23

14h – Workshop sobre Violência Psicológica, com a psicóloga Ísis Nonticuri

Local: Centro da Mulher, à rua Marechal Deodoro, 1.628

Dia 27

14h – Cram de portas abertas – recebendo grupo de mulheres do Cras

Dia 30

14h – Workshop sobre Inovação e Tecnologia para meninas do Cras Z3, com a palestrante Beatriz Gioielli

Local: Largo de Portugal

Dia 31

Projeto Maria da Penha vai à Escola

Local: Emef Antônio Ronna, à rua Quatro, 3.155 – Vila Princesa

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome