Prefeitura de Pelotas promove cursos para usuários dos serviços de saúde mental

Atividade de capacitação ocorre mensalmente numa parceria que envolve Senar/RS e Sindicato Rural de Pelotas. (Foto: Freepik)

Em Pelotas, a parceria entre o serviço de Reabilitação Trabalho e Arte (Retrate), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS) e Sindicato Rural de Pelotas oferecerá um curso de tingimento e pintura em tecidos. Destinado a usuários da Rede de Atenção Psicossocial e produtores rurais, as aulas ocorrerão de 06 e 10 de maio na sede do Retrate, na rua Félix da Cunha, número 564, Centro.

O curso tem como objetivo capacitar os participantes como parte do tratamento e como forma de geração de trabalho e renda com a comercialização dos produtos. Além disso, futuras capacitações abrangerão temas como plantas medicinais e inclusão digital, oferecendo habilidades úteis para vários aspectos da vida dos participantes.

O segundo curso de 2024 foi realizado entre os dias 15 e 18 deste mês, quando 12 mulheres foram capacitadas para fazer pintura em Porongo. Durante oito turnos, a instrutora do Senar, Rosana Martins, deu orientações sobre plantio, colheita, armazenagem, higienização e corte dos porongos, antes de chegar às diversas técnicas de pintura com tintas à base d’água como forma de contribuir para a preservação do meio ambiente. Os acabamentos foram feitos com diversos materiais, como lã, sementes, massa de biscuit e MDF.

A participante Eliane Gumn disse que conseguiu aproveitar muito o curso: “Aprendi muitas coisas, fiz amizades compartilhando materiais e técnicas. O resultado foi maravilhoso.” Mais informações sobre os cursos e sobre a comercialização de artesanato podem ser obtidas no local ou pelo WhatsApp 53.98105-4131.

Confira a agenda dos próximos cursos

  • 06 a 10 de maio – Tingimento e Pintura em Tecidos;
  • 03 e 4 de junho – Básicos de Plantas Medicinais;
  • 10 e 11 de junho – Inclusão Digital;
  • 02 a 05 de julho – Introdução à Costura e Transformação das Peças;
  • 29 de julho a 1º de agosto – Macramê;
  • 09 de setembro – Plantas Medicinais;
  • 05 a 07 de novembro – Bordado;
  • 18 a 21 de novembro – Patchwork.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome