A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) participou, na tarde desta sexta-feira (9), da primeira reunião da Câmara Técnica de Resiliência e Desenvolvimento da Agência de Desenvolvimento Regional da Zona Sul. A atividade na Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), no Centro de Pelotas, contou com gestores públicos, representantes das forças de segurança e da Defesa Civil, além de corpo técnico de docentes das universidades Federal de Pelotas (UFPel) e Federal do Rio Grande (Furg).
Como um dos braços técnicos da Agência, a Câmara de Resiliência e Desenvolvimento busca, por meio de trabalho coletivo, desenvolver estratégias sustentáveis de preservação e proteção ao meio ambiente que, ao mesmo tempo, sirvam como pilares propulsores do desenvolvimento regional, gerando emprego, riqueza e novas oportunidades para os municípios da região sul.
“Tivemos uma reunião superimportante – a primeira da Câmara Técnica Resiliência e Desenvolvimento da nossa Agência de Desenvolvimento Regional. Aqui, nós vamos discutir as questões de resiliência e o quanto elas podem se tornar diferenciais competitivos, tornando a nossa região uma referência no enfrentamento de mudanças climáticas, com precaução, comunicação, capacidade de resposta e resiliência. Esse é um passo importante para que nos tornemos, efetivamente, uma região onde vale a pena investir, em que as pessoas, os empresários, os empreendedores sintam segurança para fazer os seus investimentos, gerando riqueza, renda e oportunidades para a nossa gente”, destacou a prefeita Paula.
O corpo técnico de docentes da UFPel, que esteve presente na Sala de Situação, durante o período de enchentes, apresentou o protótipo de sistemas integrados. O projeto, que posteriormente será encaminhado para editais de aquisição de recursos, deve servir como ferramenta de monitoramento das bacias da região sul do Estado e da previsão climática, abrangendo uma área de 40 mil quilômetros quadrados aproximadamente.
Nova reunião deve ser realizada, na semana que vem, para alinhamento dos trâmites necessários para a inscrição da iniciativa em editais vigentes. Também estiveram presentes no encontro o coordenador regional da Defesa Civil, coronel Márcio André Facin, e o comandante do 4º BPM da Brigada Militar, tenente-coronel Paulo Scherdien.