Pelotenses iniciam as aulas do Programa Capacitar Pelotas

Programa de qualificação profissional deve oportunizar cerca de 1,2 mil vagas até o fim do segundo semestre de 2023. (Foto: Janine Tomberg)

As três primeiras turmas do programa Capacitar Pelotas, iniciativa de qualificação profissional da Prefeitura, deram início às aulas durante esta semana no Senac. Os primeiros 72 alunos, inscritos por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), têm recebido as capacitações nos cursos de cuidador de idosos, balconista de farmácia e técnicas de manicure.

Desenvolvido em parceria com o Senac, e também com o Senai, o Capacitar Pelotas visa viabilizar mais qualificação para os pelotenses, e, proporcionalmente, mais oportunidades no mercado de trabalho. As capacitações são destinadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social e atendidas pelos serviços e programas da SAS.

Com um investimento inicial de R$ 397,3 mil, estão sendo disponibilizadas 510 vagas, distribuídas por 23 habilidades em diferentes áreas do conhecimento. As capacitações ainda não iniciadas, devem começar o período letivo nas próximas semanas. Além de alimentação, todos os cursos fornecem auxílio transporte para o deslocamento dos alunos nos dias de aula.

A aluna da turma de cuidador de idosos, Laura de Oliveira, de 54 anos, comenta que já havia buscado por cursos de qualificação profissional nessa área, mas explica que devido às taxas de matrícula e mensalidade, acabou não realizando a capacitação.

“Eu já trabalhava nesse ramo, mas ainda não tinha feito nenhuma capacitação nesse sentido, até porque a grande parte dessas qualificações são pagas e não costumam ser baratas. A abertura dessas vagas foi algo maravilhoso. Eu vejo como uma oportunidade da gente se capacitar, em uma área que a gente gosta, e ainda de forma gratuita”, destaca.

Quem também aprova a iniciativa do Município é a aluna do curso de balconista de farmácia, Rosenilda Ferraz. A partir da expectativa de novas oportunidades, a estudante comenta a importância de uma qualificação profissional na hora ir em busca de um novo emprego.

“Hoje em dia, somente com a formação do ensino médio, é difícil o ingresso no mercado de trabalho. A partir dessa formação a gente espera novas oportunidades e abertura de portas de emprego. Ter essa qualificação a mais, com certeza é um diferencial na hora da contratação”, comenta a aluna.

De acordo com o titular da SAS, Tiago Bündchen, um novo contrato já foi solicitado para outras 202 vagas, em 12 cursos, a partir de uma emenda impositiva do vereador José Sizenando. A expectativa é que o contrato seja firmado até o início de agosto, possibilitando a abertura de novas turmas, e, consequentemente, de mais de 200 novas vagas. “Estamos trabalhando com meta de até o final do ano, entre recursos próprios e federais, disponibilizar mais de 1,2 mil vagas em diversas áreas”, projeta o gestor.

Cursos oferecidos via Senac

Cuidador de idosos – de 17 de julho a 25 de agosto

Técnicas de manicure – de 17 de julho a 8 de agosto

Balconista de farmácia – de 17 de julho a 8 de agosto

Operador de supermercado – de 24 de julho a 30 de agosto

Frentista – de 25 de julho a 21 de setembro

Informática básica – de 7 a 29 de agosto

Bolos e tortas – de 15 a 23 de agosto

Auxiliar administrativo – de 21 de agosto a 13 de setembro

Salgados para festas – de 29 de agosto a 6 de setembro

Design sobrancelhas – de 31 de agosto a 29 de setembro

Recreacionista infantil – de 4 a 28 de setembro

Marketing digital – de 18 de setembro a 11 de outubro

Garçom – de 25 de setembro a 24 de outubro

Lanches Rápidos – de 2 a 13 de outubro

Cursos disponibilizados pelo Senai

Técnicas de manutenção em mecânica industrial – de 24 de julho a 8 de agosto

Instalações hidráulicas – de 24 de julho a 8 de agosto

Pedreiro de alvenaria – de 24 de julho a 19 de outubro

Eletricista de redes de distribuição – de 24 de julho a 16 de outubro

Instalação de sistemas fotovoltaicos – de 7 de agosto a 11 de setembro

Instalação e manutenção de ar condicionado, split e inverter – de 14 de agosto a 10 de setembro

Eletricista predial – de 14 de agosto a 10 de outubro

Pintor de obras – de 11 a 25 de setembro

Assentamento de placas cerâmicas – de 26 de setembro a 18 de outubro

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome