Uma comitiva de vereadores reuniu-se nessa quarta-feira (21) com a direção do Grêmio Esportivo Brasil (GEB) para discutir a proposta de um projeto de lei autorizando o retorno dos torcedores ao estádio nos dias de jogos. Liderada pelo vereador Marcos Ferreira, Marcola (PTB), a comitiva aproveitou o encontro para debater ideias que garantam um retorno seguro da torcida e incentivem os clubes da cidade.
O presidente do clube, Nilton Pinheiro detalhou o posicionamento da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o retorno de público nas competições nacionais e avaliou como positiva a iniciativa da Câmara Municipal, como forma de sinalizar às entidades que a comunidade Pelotas está se preparando para tornar possível essa volta.
“Disputamos uma competição nacional que envolve várias cidades e estados, cada qual com seus protocolos, isso faz com que as decisões tenham que ser tomadas dentro de um coletivo, pois a gestão da saúde no país envolve municípios, estados e união, então vai depender dos outros entes esse retorno do público. Mas entendemos que é um posicionamento importante e iremos repassar para a CBF assim que estiver aprovado, mas a palavra final será da confederação”, afirma.
Apoio à atividade econômica
O autor da proposta defende a abertura dos portões com regras específicas e limite de público em 10% do total previsto pelo Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) como forma de garantir a volta de atividades econômicas tradicionalmente impulsionadas pelo futebol com público.
“O comércio formal e informal de alimentos, bebidas e souvenires, o transporte coletivo e individual de passageiros, a rede hoteleira e o comércio em geral se beneficiam muito do futebol local, que atrai torcedores não apenas da cidade, mas de toda a região. Não podemos fechar os olhos para isso e tratar como se fosse apenas um evento isolado”, declara Marcola.
Nesta quinta-feira (22), a partir das 13h30min, a comitiva de vereadores se reúne com o presidente do Esporte Clube Pelotas, Gilmar Schneider para tratar do mesmo assunto.
Participaram do encontro os vereadores, Marcola (PTB), Rafael Barriga (PTB), Anderson Garcia (PTB), Paulo Coitinho (Cidadania), Márcio Santos (PSDB), Carlos Júnior (PSD). O presidente da Câmara, Cristiano Silva (PSDB) que está em viagem será representado por sua assessoria.