Pelotas: Seminário encerra trabalho de multiplicadores ambientais formados pelo Sanep

Evento destacou projeto socioambiental desenvolvido pela autarquia durante a construção da ETA São Gonçalo. (Foto: Gustavo Vara/Prefeitura Municipal de Pelotas)

O seminário promovido pelo Sanep, na quinta-feira (10), celebrou a união das frentes de trabalho envolvidas na construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo. As ações sociais e ambientais realizadas pelos multiplicadores durante os últimos anos foram destaques do evento. O prefeito em exercício, Idemar Barz (PSDB), participou do ato de abertura e prestigiou a manhã de atividades no Parque Tecnológico.

Na companhia da diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, do secretário de Qualidade Ambiental (SQA), Eduardo Schaefer, e da coordenadora executiva da empresa Acordar Treinamentos, Solange Marcon, Barz ressaltou a importância da conversa proposta acerca da Estação São Gonçalo. “O dia de hoje é muito importante, pois representa um grande passo no projeto da ETA, que está cada vez mais perto de sua finalização, com o início da operação para o próximo verão. É uma das maiores obras de infraestrutura do município nos últimos anos. E saneamento básico é sinônimo de saúde pública”, afirmou.

Primeira palestrante do dia, a gestora do Sanep destacou a grandiosidade e complexidade do sistema hídrico de Pelotas já existente e abordou o impacto que a nova estrutura terá na distribuição de água para toda a cidade. “O nosso sistema, hoje, é composto de um milhão de metros de rede, 24 reservatórios e quatro Estações de Tratamento de Água. O Sanep trata 100 milhões de litros de água por dia, atendendo toda a cidade. A nova unidade vai injetar 500 litros por segundo na rede de abastecimento, beneficiando a população de forma direta e indireta”, explicou Michele ao público presente.

O atual estágio da construção da ETA, os desafios enfrentados pelo Sanep, as adequações feitas, os métodos implantados para minimizar os impactos ambientais nas intervenções urbanas e as expectativas após o início da sua operacionalização foram evidenciadas na palestra.

Durante o dia, representantes da autarquia e de empresas parceiras expuseram o trabalho realizado com a comunidade nos últimos anos. “As ações sociais da ETA São Gonçalo ocorreram de forma paralela à construção. Esse processo acompanhou os moradores enquanto a obra acontecia. Este seminário marca o encerramento da iniciativa junto à comunidade, nos bairros. É muito gratificante ter essa união entre o serviço público e a população, em relação a um assunto que é de interesse público, que é o saneamento básico”, destacou a assistente social e coordenadora do Trabalho Socioambiental do Sanep, Aline Fonseca.

A multiplicadora ambiental e integrante ativa no projeto, Regina Souza, expôs o sentimento de fazer parte da iniciativa. “Foi um orgulho enorme. Eu olho para a cartilha que produzimos, leio o meu nome nela e sinto que sou importante. A minha depressão foi embora com os encontros que tivemos”, elucidou.

Educação ambiental para as futuras gerações

Durante a tarde, a oficina ministrada pelo Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento (Neas) reuniu cerca de 40 jovens frequentadores de diversas entidades pelotenses. As crianças participaram do momento de integração e aprendizado acerca do cuidado com o meio ambiente e da preservação da água. Atividades práticas, com reaproveitamento de papel e conversas lúdicas sobre hábitos de reciclagem, fizeram parte da programação dedicada à criançada.

Também estiveram presentes os superintendentes administrativo e operacional do Sanep, Claudelaine Coelho e Eugênio Magalhães, o secretário de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Machado, o assessor especial de Projetos, Luiz van der Laan, o procurador-geral do Município, Eduardo Trindade, a diretora-presidente do Prevpel, Berenice Nunes, a assessora especial do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e representantes da Caixa Econômica Federal, Rodrigo Garcia Camacho, Carla Regina Girão e Nairo Caldeira Júnior.

Além das autoridades, representantes das equipes de todas as frentes de trabalho do Sanep marcaram presença no seminário.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome