Pelotas registra 80 milímetros de chuva nesta segunda-feira

Equipes da Prefeitura monitoram a situação e estão disponíveis para atender a população (Foto: Igor Sobral/Prefeitura de Pelotas)

A Prefeitura está em alerta, monitorando o volume de chuvas na cidade, que até às 16h30min desta segunda-feira (13) chegava a cerca de 80 milímetros, conforme registrado pelos pluviômetros do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). As equipes das Secretarias do Município estão atendendo chamados e realizando reparos.

As pastas de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), de Assistência Social (SAS), de Transporte e Trânsito (STT), de Qualidade Ambiental (SQA), de Desenvolvimento Rural (SDR), além do Sanep e da Defesa Civil, se mantém à disposição da população para assistência de situações emergenciais que possam surgir.

Defesa Civil e Sanep

Até o momento, a Defesa Civil não registrou nenhum pedido de ajuda em situações referentes à chuva desta segunda-feira. Em casos de urgência, os atendimentos podem ser solicitados pelo telefone 153.

O Sanep também não recebeu nenhuma solicitação em relação a alagamentos. A coordenação da autarquia informa que a casa de bombas Doquinhas está inoperante por falta de energia elétrica. As demais estão em funcionamento normal, com monitoramento 24 horas e intervenções para a retirada de resíduos que chegam com a água escoada pelos canais de macrodrenagem até as estruturas.

Assistência Social

A SAS não recebeu, até o início da tarde, demandas em razão das chuvas. No entanto, o plantão da pasta está atento para eventuais pedidos de ajuda que possam surgir. Roupas, alimentos e cobertores estão preparados para serem disponibilizados, caso haja necessidade.

Zona Rural

De acordo com a SDR, as chuvas causaram alguns estragos em estradas da Zona Rural de Pelotas, que serão recuperadas assim que o mau tempo cessar. A Ponte da Prainha, do Monte Bonito, bem como as estradas da Gama, do Sinnotti, do Pilão e Jacó Müller, localizadas no 9º distrito no município, estão com o trânsito interrompido. No Quilombo – 7º distrito -, a Ponte da Vila Nova encontra-se com o trânsito suspenso. As vias de acesso à região e internas são monitoradas pelas equipes.

Serviços Urbanos e Infraestrutura

A SSUI informa que recebeu diversos chamados da população para agir contra alagamentos na cidade. Dunas e praia do Laranjal foram os bairros que mais registraram ruas alagadas. Uma das vias que recebeu equipe da Secretaria foi a Luiz Alves Pereira com Travessa 5, no bairro Areal, onde se fez necessária a realização de desobstrução de caixa de esgoto. Os profissionais da pasta também precisaram fazer um envaletamento na rua Fagundes Varella com Travessa 5, no Loteamento Vasco Pires. As equipes seguem em plantão para atender aos chamados da população.

Qualidade Ambiental e Transporte e Trânsito

A SQA não registrou nenhuma ocorrência em razão das chuvas, como queda de árvores ou galhos. A STT informou que agentes estão de prontidão e que não houve reclamações de vias bloqueadas ou semáforos estragados.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome