
A prefeita Paula Mascarenhas participou da inauguração do memorial da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC), nesta segunda-feira (8), na sede da instituição. O memorial tem como objetivo preservar e compartilhar a história da pecuária brasileira e da ANC, que completa 118 anos em 2024.
Paula destacou a importância do trabalho da ANC, nos âmbitos nacional e estadual, e lembrou-se da passagem de seu pai, Fernando Octávio da França Mascarenhas, que presidiu a Associação entre 1974 e 1977.
“É sempre uma alegria e uma grande emoção entrar nessa casa, hoje, mais ainda, porque estamos diante de um lindo memorial que conta a história da pecuária brasileira e gaúcha. Eu sempre me reencontro com as minhas raízes e origens quando venho aqui na ANC. Este lugar sempre significou muito para o meu pai, alguém que foi essencial para eu ser quem sou e é exemplo de ética, dedicação e seriedade com o trabalho exercido neste local”, afirmou a gestora.
Conforme o museólogo Renan da Mata, responsável pelo memorial, o trabalho de pesquisa e execução durou cerca de quatro meses, com a maior parte dos registros da ANC sendo do próprio acervo histórico da Associação. Para não danificar os objetos de base orgânica, pela incidência da luz solar, foram utilizadas cópias para o memorial, enquanto os de base inorgânica não necessitaram da substituição.
O presidente da ANC, Joaquin Villegas, e o da Associação Rural de Pelotas (ARP), Augusto Rassier, estavam presentes na cerimônia.
Sobre a ANC
A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares é uma entidade sem fins econômicos, responsável pela coleta, estruturação e manutenção da base de dados formadora do Arquivo Zootécnico Nacional de várias raças bovinas de origem europeia e suas cruzas, por delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).