Pelotas: Paula preside reunião da Azonasul com governo federal

Municípios atingidos pelas enchentes da região sul do Estado expuseram as dificuldades enfrentadas para o titular da pasta de reconstrução do governo federal. (Foto: Rodrigo Chagas)

A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), presidente da Associação dos Municípios da região Sul (Azonasul), presidiu, na tarde desta sexta-feira (31), a reunião com os prefeitos das cidades associadas à entidade, com a presença do ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. Na pauta do encontro, estiveram os desafios e as estratégias de restabelecimento e recuperação econômica da região.

Paula destacou a força da região sul e frisou que os municípios menos atingidos, como o caso de Pelotas, podem ser fundamentais para auxiliar no processo de reconstrução dos demais.

“Nós queremos ser vistos como uma região que pode ajudar, que pode colaborar, uma região que, não tendo sido devastada, pode construir um diferencial de desenvolvimento econômico. É hora de união e desenvolvimento harmônico. Vamos ajudar o Rio Grande do Sul a se recompor, impulsionando a nossa economia, valorizando a nossa gente e oportunizando apoio para o restante do Estado”, comentou a gestora.

A partir do relato dos demais prefeitos da Zona Sul, especialmente no que se refere aos estragos em estradas e perdas na produção agrícola, o ministro Paulo Pimenta afirmou que a nova pasta criada pelo governo irá trabalhar na redução do tempo entre o anúncio e o recebimento de verbas direcionadas à reconstrução das cidades atingidas.

“Desde o primeiro dia, estamos mobilizados em prol da reconstrução do Rio Grande do Sul. Sabemos que todas as áreas, de uma forma ou de outra, acabaram sendo muito atingidas e isso exige resposta rápida e a necessidade de pensar em alternativas e soluções. Nós estaremos permanentemente aqui, à disposição dos municípios e do Estado, atuando com o objetivo de reduzir a demora entre o anúncio e a liberação de recursos”, destacou Pimenta.

Paula entregou um ofício ao ministro, solicitando atenção especial aos projetos já cadastrados no Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), que tratam sobre drenagem, habitação e recuperação de estradas. Documento anexo, direcionado ao Ministério da Agricultura, também foi encaminhado, solicitando ações de amparo aos setores da agroindústria e da pecuária.

Além dos prefeitos que compõem a Azonasul, também estiveram presentes o secretário nacional da Defesa Civil, Wolnei Woff e os deputados federais Daniel Trzeciak (PSDB) e Alexandre Lindenmeyer (PT).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome