Na tarde de dominho (13), o vereador Paulo Coitinho participou do anúncio oficial da liberação pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a demarcação do centro do Mercado Público com a construção de ladrilho ou adesivo referenciado ao Orixá Bará, Senhor dos Caminhos e do Mercado. O comunicado foi feito pelo secretário de Cultura, Paulo Pedrozo.
Trata-se de uma solicitação do Conselho Municipal de Povo do Terreiro de Pelotas (CMPTERPEL) que busca tornar mais conhecida uma antiga tradição, cuja manifestação concreta são os rituais e práticas realizadas pelos religiosos de matriz africana no interior e arredores do Mercado Público. A proposição de Coitinho foi aprovada por unanimidade no plenário da Câmara de Vereadores.
“Segundo a mitologia de matrizes africana, os cruzeiros e caminhos tem um papel importante, por isso sempre vamos encontrar um assentamento de Bará em Mercados Públicos”, explica o vereador. “Nestes locais existe grande troca de movimentos, de encontro de pessoas”, complementa. Com está demarcação o Bará do Mercado de Pelotas entra no Roteiro Nacional dos Débitos do Bará.
Além do aspecto mitológico e religioso, o assentamento de Bará em Mercados foi e ainda hoje é um elo de ligação entre negros, além de ser considerado o local de referência para os africanos na cidade.