Pelotas: Letreiro Laranjal será retirado para manutenção

Letras estampadas referem-se aos ladrilhos históricos da cidade. (Foto: Rodrigo Chagas/Arquivo/Prefeitura Municipal de Pelotas)

O letreiro 3D, com a inscrição Laranjal, instalado nas proximidades do trapiche, em maio do ano passado, terá de ser removido nos próximos dias para ser recuperado. O mau uso do aparato provocou afundamento de chapas metálicas que compõem a estrutura dos caracteres. A Prefeitura reforça a advertência de que as letras não são um equipamento de recreação ou brinquedo. Elas foram planejadas e instaladas como ponto para fotografias, filmagens, atrativo turístico e ornamental.

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pelo acompanhamento técnico do projeto, informa que, mais de uma vez, foram colocados adesivos no letreiro, informando que as letras não poderiam ser usadas como ponto para brincadeiras, visto que a utilização inadequada pode trazer risco à integridade dos usuários, principalmente crianças. Excesso de peso e pulos sobre o letreiro provocaram aprofundamento das chapas que revestem a estrutura. Os avisos foram arrancados do local.

Características do letreiro

As letras da palavra Laranjal são estampadas em cores da bandeira de Pelotas. As figuras geométricas fazem alusão aos ladrilhos tradicionais do município.

A estrutura metálica é fixada em concreto armado. A maior letra é a L, com dois metros de altura e, as demais, medem 1,75 metro. O aparato turístico, à noite, é iluminado pelos pontos em LED instalados em postes.

O letreiro está inserido no contexto de requalificação daquela área da praia, que conta com o trapiche revitalizado, praça e estacionamento para food trucks.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome