Pelotas: Francisco Caruccio passa por terraplanagem na duplicação

Parte estrutural do novo pontilhão já está finalizada. Serviços de requalificação da avenida estão 35% concluídos. (Foto: Janine Tomberg)

Estão em pleno andamento as obras de revitalização da avenida Francisco Caruccio, via interbairros que liga Três Vendas ao Fragata. As intervenções, no momento, estão concentradas na terraplanagem do trecho da duplicação prevista, entre a rua José Halpern e a sanga das Três Vendas. As atividades consistem em movimentação de terra, escavações e colocação de base de brita graduada. Essa etapa antecede a de implantação dos meios-fios. A parte estrutural do novo pontilhão já está concluída. Foram instaladas 50 aduelas de concreto na travessia. Do projeto completo, 35% já estão executados.

A avenida Francisco Caruccio passa por requalificação com investimento de 4,1 milhões no contrato que inclui a construção de nova rótula na avenida 25 de Julho com rua João Jacob Bainy. Os recursos têm origem em financiamento pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Estremo Sul (BRDE) e governo do Estado, por intermédio da Metroplan, com emenda parlamentar indicada pelo deputado estadual, à época, Luiz Henrique Viana.

“Além de trecho duplicado, a avenida Francisco Caruccio receberá drenagem, ciclofaixa, paisagismo, sinalização horizontal e vertical e nova pavimentação asfáltica, em toda a extensão, de 1,3 quilômetro, entre o canal Santa Bárbara e a praça 1º de Maio. A revitalização da via será determinante para qualificação da mobilidade, por se caracterizar como percurso de intenso trânsito”, explica o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

As obras na avenida e a construção da futura rótula na 25 de Julho, que organizará o fluxo de trânsito no local, são de responsabilidade da Prefeitura, executadas pela empresa Encopav Engenharia Ltda e com acompanhamento técnico da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

O secretário Roberto Ramalho destaca que a revitalização da Francisco Caruccio é uma antiga demanda de usuários da via. “A avenida interbairros registra trânsito de toda a natureza, como de bicicletas, motos, automóveis, transporte coletivo e de cargas. Todas as intervenções previstas no projeto vão proporcionar mais segurança e conforto nos deslocamentos, além de colaborar para a fluidez do trânsito de forma organizada e disciplinada por sinalização adequada e eficiente. Trata-se de uma grande obra em andamento para qualificar ainda mais a malha viária urbana.”

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome