Pelotas: Educação Permanente qualificará atendimento dos servidores da Assistência Social

O Paço Municipal. (Foto: Michel Corvello/Prefeitura de Pelotas)

O Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Assistência Social (Nuep/SAS) teve a sua primeira ação externa na terça-feira (15), em um minicurso sobre “O embate entre a assistência social e o assistencialismo durante a pandemia da Covid-19: práticas e desafios para trabalhadores/as do Suas”, com a participação de 130 profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (Suas) de diversos municípios do extremo sul.

O minicurso foi dividido em três momentos. No primeiro, três assistentes sociais que trabalham no âmbito do Sistema Único de Assistência Social em Pelotas, Raquel Nebel; em Rio Grande, Letícia dos Santos; e em São Lourenço do Sul, Bárbara Domingues Nunes, levaram contribuições, a partir das suas vivências de trabalho e as adaptações necessárias devido ao contexto pandêmico. No segundo, a convidada Najila Thomaz de Souza, que atua em São Paulo, fez uma exposição sobre o tema e comentários a respeito das práticas desenvolvidas nos municípios da região citados anteriormente. Por fim, foi aberta plenária para os ouvintes apresentarem questionamentos às falas expostas e suas contribuições.

Capacitação permanente para qualificar o atendimento
O objetivo do Núcleo, criado em agosto de 2020, é capacitar, permanentemente, os profissionais que atuam em cada complexidade da Assistência Social. O cronograma das capacitações foi pensado em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

A assistente social do Departamento de Planejamento da SAS, Raquel Nebel, explica que a proposta surgiu devido aos impasses trazidos pelo contexto pandêmico e pelos impactos negativos que recaíram sobre as ações da Política de Assistência Social. Com isso, a partir do projeto de extensão “Formação para a Cidadania Ativa e a Transformação Social” e o interesse do Núcleo e da pasta de Assistência Social em propiciar atividades de formação continuada aos trabalhadores do Suas, foi montada uma proposta acolhida pela coordenação da Secretaria e pelos servidores.

O secretário José Olavo Passos diz entender que o processo de formação faz parte do trabalho dos profissionais e mantê-los atualizados é de interesse da Secretaria, para que possam realizar as atividades da melhor forma, com o objetivo de que a população receba o melhor atendimento possível.

Raquel enfatiza que a equipe ainda busca efetivar mais ações na área e o diálogo com as instituições de ensino para tentar suprir os anseios dos trabalhadores. “A educação permanente é fundamental para a qualificação dos serviços, mas precisa ser uma via de mão dupla. Não basta o Município oferecer espaços de reflexão. É necessário que os trabalhadores estejam abertos para dialogar e repensar suas práticas”, diz a assistente social. Além disso, o Suas prevê a capacitação contínua de seus profissionais.

O cronograma do Núcleo de Educação Permanente prevê encontros, no mínimo, mensais. Os próximos serão sobre Prontuário Suas; Acolhimento e Escuta Qualificada; Atividades Coletivas em tempos de pandemia; Fluxos e Redes: como trabalhar a intersetorialidade; Elaboração de Documentos e Processos Gerenciais; e, Elaboração de Planos de Trabalho e Projetos Sociais.

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