A Arquidiocese de Pelotas e a Católica de Pelotas (UCPel) comemoraram na quinta-feira (14) uma das datas mais importantes da vida religiosa do Arcebispo Metropolitano – a ordenação episcopal de Dom Jacinto Bergmann. Na quinta-feira, o líder da Igreja Católica em Pelotas e chanceler da UCPel comemorou 20 anos da consagração como bispo.
Ao longo do dia, ao cumprir a agenda de compromissos, Dom Jacinto recebeu diversos cumprimentos pela passagem de duas décadas da ordenação episcopal. Ao agradecer o acolhimento ao seu ministério como um dos “sucessores dos apóstolos”, o arcebispo lembrou que desses 20 anos, 15 está à frente da igreja local.
A ordenação
A cerimônia ocorreu no dia 14 de julho de 2002, na Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula. Dois anos depois Bergmann foi nomeado bispo da Diocese de Tubarão, em Santa Catarina. Em 2009 assumiu a Diocese de Pelotas, substituindo Dom Jayme Chemello. Com a elevação da Diocese de Pelotas à Arquidiocese, Dom Jacinto Bergmann foi nomeado o primeiro Arcebispo Metropolitano de Pelotas.