Dentro da programação das festividades alusivas aos 211 de Pelotas, ocorreu na manhã de terça-feira (4) uma Roda de Conversa: Avanços e Metas para PCDs, realizada na Casa dos Conselhos.
O encontro contou com a participação das escolas especiais, instituições parceiras, Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mediante a representatividade de seus conselheiros.
Durante a conversa, foram discutidos assuntos pertinentes à acessibilidade em geral ao público alvo, inclusão nos mais variados aspectos e, sobretudo, o trabalho que é realizado por todos para garantir os direitos da pessoa deficiente.
Foram apontados os principais desafios de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, que é uma luta constante do Conselho e do seu grupo de trabalho.
Muitos foram os avanços adquiridos, como ônibus adaptados, inclusão ao mercado de trabalho, brinquedos adaptados, incentivo ao atendimento do deficiente, colocação de placa de identificação e rampa de acesso na Casa dos Conselhos, entre outros.
De 21 a 28 agosto, será realizada a 24ª Semana da Pessoa com Deficiência, oportunidade em que “já estamos, juntamente com as instituições, escolas, universidades e poder público, estabelecendo as ações e atrações que serão apresentadas, com o principal intuito de nosso deficiente ser o protagonista de sua história”, relata Michel Ribeiro, presidente do Conselho.
A Roda de Conversa foi interativa e promissora para “trocarmos experiências cotidianamente onde as pessoas com deficiência enfrentam barreiras, como o preconceito, a falta de profissionais qualificados, falta de lugares adaptados, falta de investimento e infraestrutura, entre outros”, disse Michel.
A reunião ocorreu na Casa dos Conselhos, das 10 às 12 horas.