Pelotas avalia impacto das chuvas e mantém atendimento à população

Temporal que atinge Pelotas já ultrapassa 100mm de chuva. Ao todo 12 famílias estão desalojadas e uma desabrigada. (Foto; Michel Corvello)

A fim de avaliar a situação do município, frente às fortes chuvas que atingem Pelotas desde a última quarta-feira (6), a prefeita Paula Mascarenhas reuniu-se, na noite desta quinta (7), no Paço Municipal, com representantes da Defesa Civil e das forças de segurança que atuam no Município. Com a participação de diversas frentes, o encontro definiu que uma Sala de Situação será montada, junto ao quartel do Corpo de Bombeiros, para concentrar as equipes e agilizar o atendimento necessário. Até a última atualização, os pluviômetros do Sanep já registraram mais de 100mm de chuva em Pelotas.

Os estragos causados pelo temporal têm afetado alguns bairros e localidades do município. De acordo com a Secretaria de Assistência Social (SAS), 12 famílias estão desalojadas e uma desabrigada. A partir da previsão da Defesa Civil do Estado, a qual indica a possibilidade de mais 50mm de chuva durante a madrugada desta sexta-feira (8), a prefeita Paula Mascarenhas orientou que os serviços do Município atuem de forma integrada com o Corpo de Bombeiros, agilizando, assim, os atendimentos e serviços demandados em razão das chuvas.

“Estamos com nossas equipes mobilizadas para atender a população durante essa madrugada e também ao longo dos próximos dias. Nós temos, até o momento, mais de 100mm de chuva e a previsão é de mais 50mm para a madrugada. Estamos montando uma Sala de Situação e pedimos que a população, em caso de necessidade, acione o Corpo de Bombeiros no 193, onde estarão concentradas todas as equipes da Prefeitura”, destacou a chefe do Executivo.

Desde o início das chuvas as equipes do Município têm monitorado a situação na cidade, atuando nos casos que demandam atendimento e orientando a população. A partir de um trabalho conjunto das secretarias de Saúde (SMS) e Assistência Social (SAS), as pessoas em situação de rua, juntamente com seus animais de estimação, estão sendo orientadas a buscar abrigo na Casa de Passagem.

Apesar do grande volume de chuva, os ventos não registram números tão altos, o que diminui a incidência de quedas de árvores. De acordo com a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), até o momento, nenhuma ocorrência foi registrada. O coordenador regional da Defesa Civil, tenente-coronel Márcio André Facin, explica que a precipitação que afeta Pelotas, tem atingido toda região sul do estado.

“De forma geral, a região toda vem sofrendo muito com esse cenário de chuvas intensas. Nós tivemos um encharcamento muito significativo ao longo do dia e estamos com a previsão de mais 50mm de chuva ao longo da madrugada, o que demanda nossa atenção. Essas reuniões são extremamente importantes, pois nos propiciam entender melhor a situação e saber quais ferramentas solicitar quando preciso. A Defesa Civil segue à disposição atuando em conjunto com as demais equipes nos atendimentos necessários”, comentou.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), o maquinário do Município foi utilizado nesta quinta (7), para desobstrução de canais e vias, serviço que deve ser retomado e ampliado nesta sexta (8). Um relatório inicial da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), identificou que algumas pontes e estradas da zona rural de Pelotas foram danificadas pelas fortes chuvas. As equipes seguem mobilizadas, buscando alternativas e monitorando a situação.

A Prefeitura de Pelotas reforça que, em caso de necessidade, preferencialmente, os cidadãos entrem em contato com o Corpo de Bombeiros, por meio do 193, onde todos os serviços do Município mantêm atendimento ininterrupto. Os demais números de emergência como o 153, da Guarda Municipal, e o 192, da Brigada Militar, também seguem com atendimento à população.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome