Pelotas: Associação de Artesãs Redeiras apresenta desfile de moda artesanal na praia da Colônia Z3

Integrantes da associação promoveram treino para o desfile na praia da Colônia Z3. (Foto: Yara Baungarten/Divulgação)

A Associação de Artesãs Redeiras apresentará o Desfile de Moda Artesanal na praia da Colônia de Pescadores Z3, em Pelotas, no próximo sábado (11). Na ocasião, serão expostas peças confeccionadas com a reciclagem de redes de pesca de camarão e escamas de peixe. O evento faz parte do projeto “(RE)MAR – Redeiras no mês da moda artesanal”, que traz para a comunidade oficinas e criação de vídeos de divulgação do trabalho das artesãs.

Equipe Redeiras na Praia do Junquinho. (Foto: Luiz Carlos Martins/Divulgação)

As Redeiras são um grupo de mulheres que há mais de 10 anos trabalha na criação de coleções de biojoias, bolsas e adereços utilizando os materiais que são parte do dia a dia. Moradoras da Colônia de Pescadores Z3, à beira da Lagoa do Patos, muitas delas e suas famílias têm na pesca a principal atividade econômica. Aliando as habilidades dos trabalhos manuais com a visão de que o material descartado pelo setor pesqueiro poderia ser transformado em matéria-prima, as artesãs iniciaram um processo de empreendedorismo, orientado inicialmente pelo Sebrae e tornaram-se a Associação das Artesãs Redeiras do Extremo Sul.

Brinco Ilhas faz parte da coleção produzida pelas mulheres. (Foto: Divulgação/Site Redeiras)

As coleções são montadas a partir do recolhimento de redes de pesca, escamas e couro de peixe que, depois de passar por processo de limpeza e adequação ao artesanato, são trabalhadas como brincos e colares em prata, bolsas, colares, além de xales em crochê e tear, transformados pela arte e pela criatividade. O processo de reciclagem e criação das peças é reconhecido nacionalmente por sua excelência, fazendo o trabalho das Redeiras ser contemplado no edital “FAC Expressões Culturais” da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

Assim, com o projeto (RE)MAR, as artesãs se movimentam em torno da organização de um desfile para apresentação de coleções de artesanatos reciclados e criados pelas artesãs, que será filmado e editado em audiovisual documental e três videoclipes, como forma de divulgação e promoção do trabalho artesanal.

Para o desfile, estão sendo preparados dez figurinos especiais, criados e montados especialmente para o momento, pela designer pelotense Rejane Rosa, que serão compostos pelos adereços de autoria das redeiras e desfilados por 10 modelos da localidade. Em um chamamento à comunidade da Z3, foram escolhidas as dez primeiras meninas a manifestarem interesse na participação do desfile, que acontece na praia onde moram. A motivação é dar ênfase ao artesanato do grupo, ao material reciclado, que tem uso criativo e artístico, para valorizar a costa doce da Colônia de Pescadores, que tem potencial turístico, gastronômico e de lazer.

Como o projeto também prevê a execução de ações formativas, as artesãs e modelos recebem oficinas gratuitas, abordando temas relacionados ao artesanato, à produção de moda, design e atividades artísticas sobre a indústria criativa e a economia da cultura. São noções de cabelo, maquiagem, passarela, fotografia de produto e retrato para artesanato, realizadas por Carol Oliveira (maquiadora), Thales Ferreira (cabelos), Manuella Mathias (passarela) e pela equipe de Cátia Quevedo, da agência de mídia social Público Play.

O desfile das Redeiras acontece no sábado (11), às 11h, na Praia do Junquinho, ao lado da Divinéia Pequena, na Colônia de Pescadores Z3, às margens da Lagoa dos Patos, cerca de 20km do centro de Pelotas. Para conhecer mais sobre o artesanato Redeiras é possível visitar a loja “Artesanato da Costa Doce”, situada no Mercado Central de Pelotas, que comercializa os produtos de associações de artesanato da região.

O vídeo do desfile e demais produtos de divulgação serão apresentados ao público a partir de maio, na loja das Redeiras e nos perfis das mídias sociais. O projeto “(RE)MAR – Redeiras no mês da moda artesanal” é uma realização da Associação das Artesãs do Extremo Sul, com produção da Imagina Conteúdo Criativo e financiamento do edital FAC Expressões Culturais, do Sistema Pró-cultura RS/SEDAC/RS. O desfile conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Para mais informações, acesse o site redeiras.com.br ou o Instagram @remarredeiras.

Serviço:

Projeto (RE)MAR – Redeiras no mês da moda artesanal
O que: Desfile de Moda Artesanal, na Colônia Z3
Quando: sábado (11), às 11h
Onde: Praia do Junquinho (ao lado da Divinéia Pequena) – Colônia de Pescadores Z3 – Pelotas
*Entrada franca

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome