Pelotas: 6ª Feira do Morango será prorrogada até 15 de janeiro

Prefeitura promove reunião e confirma que a comercialização da fruta está superando as expectativas. Até agora, mais de 15 toneladas já foram vendidas. (Foto: Michel Corvello/Prefeitura Municipal de Pelotas)

A Feira Municipal do Morango, promovida pela Prefeitura de Pelotas, iniciada no dia 23 de outubro e com data prevista para encerramento no dia 30 deste mês, será prorrogada até 15 de janeiro de 2023. A decisão foi tomada em reunião na manhã desta quinta-feira (22). Participaram representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), responsável pela organização da Feira, da Emater, Embrapa, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas e produtores.

“As vendas estão superando as expectativas e haverá produção garantida para que a Feira se estenda por um período maior. As avaliações de parte dos envolvidos, quanto à comercialização direta do produtor ao consumidor, são positivas. O morango, na Feira Municipal, é entregue à população com qualidade e preço justo para quem adquire e para quem produz. Além disso, há opções de derivados, como cucas e geleias, com grande procura”, disse o diretor executivo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Romualdo Cunha Júnior, que representou o secretário Idemar Barz no encontro.

Desde a abertura, no dia 23 de outubro, até a quarta-feira (21), a 6ª Feira Municipal do Morango contabilizou a venda de mais de 15 mil quilos da fruta in natura, além de 2,2 mil cucas e 2 mil embalagens de geleia. A Feira prosseguirá nas bancas instaladas no Largo do Mercado Central e nos bairros, das 9 às 17h. O morango é disponibilizado em embalagem padronizada, aos preços de R$ 15,00 o tipo II e a R$ 18,00 o tipo I.

Veja onde fica a banca mais próxima

– De segundas-feiras a sábados – Largo do Mercado Central

– Segundas-feiras – Terra Nova (Três Vendas)

– Terças-feiras – avenida Dom Joaquim esquina rua Gonçalves Chaves

– Quartas-feiras – proximidades do Big, do Atacadão e na avenida Fernando Osório na entrada da Cohab Lindoia

– Quintas-feiras – avenida Salgado Filho (Havan)

– Sextas-feiras – avenida Dom Joaquim esquina rua Gonçalves Chaves

– Sábados – avenida Rio Grande do Sul esquina Antônio Augusto Assumpção Júnior (Laranjal), proximidades do Trapiche do Laranjal e na avenida Salgado Filho (Havan)

– Domingos – avenida Rio Grande do Sul esquina Antônio Augusto Assumpção Júnior (Laranjal) e proximidades do Trapiche

Planejamento para a Festa do Morango de 2023

O encontro, além de tratar sobre a Feira e avaliar resultados até o momento, também serviu para dar início às tratativas para a 5ª Festa Municipal do Morango de 2023. A deste ano, realizada no parque Stone Land, Cascata, 5º distrito de Pelotas, nos dias 12 e 13 de novembro, bateu recorde de público quanto às edições anteriores, registrando mais de 20 mil pessoas durante os dois dias do evento.

“Ficou agendada, para o dia 12 de janeiro, nova reunião com o grupo, visando à definição do local para a Festa de 2023. O parque Stone Land é uma das opções, mas há outras. Vamos analisar e optar pelo melhor ponto para acesso do público e dos produtores”, informa a diretora do Serviço de Apoio à Agricultura Familiar da SDR, engenheira agrícola Rejane Jorge.

A diretora de Turismo Rural da SDR, turismóloga Veridiane Souza, participativa na organização dos eventos relacionados ao interior do município, acompanhou a reunião.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome