A Prefeitura de Pelotas deu início à segunda fase da campanha Todo Caramelo é Doce com a abertura do canal digital no qual a população pode requerer pedidos de adoção virtual diretamente ao Canil Municipal. Através do Módulo Bem Estar Animal do Sistema de Licenciamento Ambiental (Sislam), os adotantes efetuam o preenchimento eletrônico junto à Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e podem visualizar fotos e informações sobre os cães que aguardam um lar.
Além das fotos e nomes dos pets, dados como raça, porte e faixa etária são informados na página. Para adotar é necessário fazer um cadastro no Sislam, preencher o formulário e anexar os documentos obrigatórios. A partir daí, será agendada uma visita e analisado o processo. Após essa etapa, o cão será entregue pela equipe de Bem-Estar Animal da SQA aos adotantes.
“Já estamos realizando adoções de animais com esse novo formato virtual que integra a segunda fase da campanha Todo Caramelo é Doce. Esse novo sistema criado visa facilitar ainda mais o processo, a fim de promover mais adoções na cidade”, afirmou o titular da Secretaria de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer.
De janeiro a abril de 2023, 17 animais já foram adotados. Entre maio e setembro, o número de adoções chegou a 26, influenciadas pelo lançamento da campanha Todo Caramelo é Doce durante o Abril Laranja, mês dedicado ao bem-estar animal. Porém, 84 animais ainda aguardam por um lar no Canil Municipal. Todos são vacinados, castrados e microchipados.
“Cães machos, de porte médio e grande, de cores escuras e idosos também merecem um lar, mesmo os filhotes, fêmeas e de cor clara sendo os mais desejados. Eles também são amáveis, carinhosos, se adaptam bem às famílias e merecem uma chance. É preciso, ainda, levar em consideração que uma família está levando para casa um animal que vai ser sua responsabilidade por muitos anos”, comentou a veterinária do Canil Municipal, Cristiane Budziareck.
A fim de conscientizar a população quanto a importância da adoção, no dia 8 de outubro será realizado um evento em alusão ao Dia dos Animais, bem como o Dezembro Verde, que busca despertar a conscientização com relação ao abandono de animais. Em julho, a Festa dos Caramelos reuniu a comunidade para divulgar a ação.
Acolhimento no Canil para encaminhar para adoção
A veterinária do Município explicou que os cães rejeitados acabam ficando no abrigo e, quanto mais tempo permanecem lá, tiram oportunidade de outros animais que precisam de tratamento ou recolhimento por outra razão no Canil. Isso porque no espaço, localizado na BR-392, Km 71, são realizadas intervenções médicas, como procedimentos ambulatoriais, curativos, administração de medicamentos, fluidoterapia, fisioterapia e aplicação de imunobiológicos.
Lá também existe o Gatil Municipal, e em média, 30 quilos de ração são distribuídos todos os dias aos animais. Todo esse trabalho, que envolve tratamento, cuidado, alimentação, limpeza e outros serviços destinados aos cães e gatos albergados, é feito pela equipe formada por uma médica veterinária e oito auxiliares.
No local estão abrigados, na maioria, cães vítimas de maus-tratos, abandono, bravios ou portadores de doenças crônicas. “Temos o intuito de tratá-los da melhor forma possível e encaminhá-los para uma família o quanto antes. Por isso, se conseguir uma adoção e um lar, é sempre melhor”, frisou a veterinária.
Saiba como adotar online um animal do Canil Municipal
Conheça o passo a passo da adoção responsável, online e gratuita na segunda fase da campanha Todo Caramelo é Doce:
1 – Faça um cadastro no sistema online da Secretaria de Qualidade Ambiental (https://pelotas.sislam.com.br/);
2 – Login e senha criados >> Nova solicitação >> Bem Estar Animal >> Cadastro de Adotantes;
3 – Preencha o formulário e anexe os documentos obrigatórios;
4 – Finalize e envie a solicitação;
5 – Aguarde o agendamento da visita e a análise do processo; e
6 – Após esta etapa é só aguardar. A entrega do animalzinho fica sob responsabilidade da SQA.