Mulheres são 54% do quadro funcional da Ecosul

Nesta quarta-feira (8), as mulheres que passarem pelas cinco praças de pedágio da concessionária receberão uma homenagem pela data. (Foto: Larissa Martins/Ecosul)

Na Ecosul mulher troca pneu, gerencia operações, projeta pontes, atende ocorrências no Centro de Controle Operacional e representa 54% do quadro funcional. A grande maioria delas atua na linha de frente, ocupando cargos que até pouco tempo eram povoados por homens. A gerente de atendimento ao usuário da concessionária, Liliane Costa Firmiano é parte atuante dessa construção. Ela integrou a semente do Projeto Mulheres da Ecosul, idealizado pelo diretor superintendente da concessionária, Fabiano Medeiros. A proposta inicial era traçar um diagnóstico sobre o universo feminino e elencar melhorias. “Nesse diálogo aberto identificamos vários pontos fundamentais para avançarmos na busca pela equidade”, recorda.

Proporcionar condições de trabalho que contribuíssem para o seu pleno desenvolvimento profissional e pessoal. Segundo Liliane, a resposta veio em diferentes temas: mais oportunidade na carreira, readequação aos uniformes operacionais, ampliação de espaço para lideranças femininas, entre outros. “Entretanto, um item se destacou e nos chamou muito a atenção: o assédio”, relembra. Assim nasceu a campanha “Assédio Pare!”, de combate à prática do assédio em todas as suas modalidades. “Além de proporcionar informações sobre dignidade e respeito às colaboradoras na execução de suas atividades laborais, estamos chamando a atenção do público externo sobre o tema”, complementa. Liliane, que já atuou como atendente nas cabines de pedágio e em diferentes papéis no cotidiano das rodovias, hoje integra o grupo de gestores da empresa. “Sei o quanto cada passo que dou representa para o universo feminino”, avalia.

De olho nas rodovias

A controladora do Centro de Controle Operacional (CCO) Jaqueline Pereira Martins está há 14 anos na Ecosul. Ela começou como operadora na praça de pedágio e há sete anos sua rotina é recebendo as ligações dos usuários que acionam o telefone de emergência, 0800 724 1066. Ela mescla agilidade com tranquilidade, para que todo o processo de atendimento seja o mais exemplar possível. Ela foi a segunda mulher a ocupar um cargo no CCO na empresa. Do cotidiano, onde convive muito com o universo masculino nos acionamentos de recursos, faz uma análise sobre os avanços. “Avaliando esse cotidiano, acho que o mais importante sempre foi e será: sermos ouvidas”, resume. Nesta quarta-feira (8), as mulheres que passarem pelas cinco praças de pedágio da concessionária receberão uma homenagem pela data.

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