Morre ex-presidente do CIPEL, Pedro Antônio Leivas Leite, aos 92 anos

Pedro Antônio Leivas Leite presidiu tradicional indústria química local. (Foto: Divulgação)

O industrial Pedro Antônio Leivas Leite, que presidiu o Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel) entre os anos de 1994 a 1996, faleceu na quinta-feira (4), por volta das 17h, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Ele tinha 92 anos e estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa de Pelotas.

Com forte atuação nas entidades representativas do setor produtivo, o industrial respondia pela direção da centenária Leivas Leite S.A Indústria Química e Biológica, cuja sede localizava-se na zona do Porto, em Pelotas. Foi eleito para vários cargos do Sistema Fiergs, chegando a assumir a vice-presidência da Federação e os principais cargos do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Ciergs). Também presidiu o Conselho do Sindicato Nacional de Defensivos Animais (SINDAN) e a Associação Comercial de Pelotas (ACP), entre 1982 e 1983.

Leite era formado em farmácia pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) e chegou a estudar na famosa universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América. Foi fundador e professor da Escola de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (Ucpel).

Deixa a viúva Neiva Braga Leivas Leite, de 84 anos, além de dois filhos e dois netos, oriundos de um casamento anterior.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome