Ginásio Karosso é símbolo de educação e esporte em Pelotas

Complexo é o principal local público para prática de esportes na cidade e sedia projetos de várias modalidades. (Foto: Michel Corvello)

O Ginásio Municipal Professor Orocindo Azevedo, conhecido como Ginásio Karosso, é, atualmente, o principal espaço público para a realização de esportes em Pelotas. O local recebe competições locais e regionais e serve de sede para uma série de projetos de iniciação e prática esportiva que atendem jovens e adultos.

Todos os dias, circulam pelo ginásio pessoas como o estudante Ariel Ximenes Alves de 14 anos, integrante do projeto Sacada Cidadã, que promove a difusão do vôlei, e que não deixa de destacar a importância do esporte em sua vida. “O projeto me ajudou nas questões de autoestima, confiança e convívio social, além de ter feito com que eu deixasse de ser uma pessoa sedentária e passasse a valorizar minhas habilidades físicas. O Sacada Cidadã mudou minha vida e tenho certeza que mudou a de muitos outros também”.

Estrutura e investimentos

Inaugurado em maio de 2017, na rua Álvaro Chaves, 2000, o ginásio foi construído com o intuito de ser uma sede para os projetos sociais do Município, que promovem a inclusão, por meio do esporte, além de realizar atividades esportivas da rede de ensino de Pelotas. Recebendo em torno de 500 pessoas, diariamente, o Karosso abriga quatro iniciativas da Secretaria Municipal de Educação e Desporto e três eventos fixos do Município realizados anualmente.

Maior estrutura esportiva pública do município, o prédio de 2,3 mil metros quadrados tem capacidade para receber público de até 700 pessoas e conta com quadra para futsal, vôlei e basquete, vestiários, banheiros, cozinha, bar, guarda-volumes, além de salas para a administração. Na sua construção, foram investidos R$ 3,1 milhões, sendo aproximadamente R$ 2 milhões destinados por emenda parlamentar do deputado federal Danrlei de Deus (PSD).

O ginásio foi batizado em homenagem a um dos principais incentivadores do basquete no Rio Grande do Sul, o professor de Educação Física e treinador Orocindo Azevedo, o Karosso, que treinou equipes de Pelotas e seleções gaúchas.

“O Karosso possibilitou que a Prefeitura tivesse um lugar adequado para oferecer atividades físicas à população de Pelotas, assim como pode organizar e apoiar a prática desportiva nas mais diferentes modalidades. Sua inauguração veio para suprir a grande lacuna que havia no município”, afirma o ex-diretor do ginásio e responsável pela sugestão do nome, Sérgio Ferreira.

Para o assessor especial do Esporte, Carlos Júnior, o Ginásio Karosso se consolidou como local de grande importância na formação esportiva na cidade. “É de fundamental importância para as atividades esportivas em Pelotas. Ali, podemos acolher os jovens das redes de ensino e promover, por meio de projetos sociais, a inclusão social pelo esporte. É um aparelho estratégico para o desenvolvimento do esporte educacional e competitivo na cidade”, declara.

Projetos para todas as idades

Atualmente, as principais iniciativas desenvolvidas no Karosso são os projetos Vida Ativa, Paradesporto, Sacada Cidadã e Vôlei Sentado. Caroline Maluê é coordenadora do programa Vida Ativa, que oferece atividades físicas e esportivas de forma gratuita à comunidade em núcleos espalhados pela cidade e, também, destaca a importância de o programa ter um núcleo sediado no Karosso.

“O ginásio municipal foi um marco para o desporto e, consequentemente, para o Programa Vida Ativa. Um lugar qualificado, bem localizado e estruturado que possibilitou concentrar diversas atividades do programa, aumentando exponencialmente a oferta de atividades. Hoje, o Karosso é o nosso maior núcleo, atende cerca de 40% de todo o público participante do Vida Ativa, em atividades sistemáticas duas vezes por semana, nas mais diversas modalidades esportivas, atividades físicas e práticas corporais”.

Uma das pessoas que participa das atividades do núcleo do Vida Ativa no Karroso é o aposentado Visseimar Maciel, 70 anos, e que, há quase dois anos, participa de aulas de treinamento funcional. “Desde que eu entrei no Vida Ativa, percebo a importância dele em minha vida. Antes, estava parado, não praticava exercícios e, hoje, não me vejo sem o projeto”, comenta.

Outra atividade sediada no ginásio é o projeto Sacada Cidadã, em que jovens de dez a 17 anos podem aprender os fundamentos do vôlei, trabalhando com a inclusão e a integração social. O coordenador do Sacada Cidadã, Ingo Stumm Júnior, relata as mudanças que ocorreram desde que o ginásio se consolidou como sede. “Temos em torno de 500 estudantes participando do projeto e, desde que o Karosso se tornou nossa sede, conseguimos ter mais condições para organizar ou guardar nosso material, com uma estrutura aprimorada que possa auxiliar os jovens na iniciação”, diz.

Além dos programas e projetos, o ginásio é sede dos Jogos Escolares de Pelotas (Jepel), Jogos Abertos de Pelotas (JAP) e a Integração dos Servidores Municipais de Pelotas, ocorrendo em diversas modalidades semanalmente.

Reservas

Para manter o local em condições de receber as atividades, cinco funcionários são responsáveis pela organização do local, com um profissional administrativo, duas funcionárias da limpeza e mais dois responsáveis pela organização do ginásio.

O Karosso pode ser reservado para utilização de entidades não vinculadas à Prefeitura de Pelotas gratuitamente. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome