
Um ecossistema de inovação é um ambiente dinâmico que promove a interação entre diferentes atores, como empresas, universidades, governo e sociedade civil. Essa interação facilita o surgimento de novas ideias, o desenvolvimento de novas tecnologias e a implementação de novas soluções para problemas reais. E é esse movimento que vem sendo fortalecido no município de Pelotas.
Dentre as diversas iniciativas construídas de forma colaborativa, uma que merece destaque foram os eventos de Happy Hour realizados, sendo uma demanda dos próprios atores do ecossistema. Cada um deles foi apadrinhado por uma instituição diferente e aconteceu em um local distinto, com o objetivo de aumentar a adesão dos participantes.
O 1º Happy Hour do Ecossistema de Inovação de Pelotas aconteceu no Food Hall do Quartier em março/2023 e foi apadrinhado pelo Sebrae RS. Como resultado, tivemos mais de 80 participantes que aderiram à dinâmica de networking, onde conheceram novos profissionais e puderam trocar ideias, pensar em projetos em conjunto e até gerar negócios.
O segundo foi no Pelotas Parque Tecnológico em maio/2023, sendo apadrinhado pelo Núcleo de Inovação da Associação Comercial de Pelotas. Foram mais de 130 participantes que avaliaram o evento em 4,9 de 5. Estes também relataram que o evento serviu para construir projetos em parceria, para geração de negócios e para buscar mão de obra especializada.
A Prefeitura Municipal de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SDETI), apadrinhou a terceira edição do Happy Hour, que ocorreu na Arena da Inovação SebraeX na Fenadoce em Junho. Já o 4º Happy Hour teve como padrinho o Sicredi e aconteceu em Setembro/2023 na sua sede localizada na Avenida Dom Joaquim, com uma palestra com o Gestor de Inovação da Vibee Unimed.
Por último, a quinta edição do evento ocorreu em Novembro e foi apadrinhada pela Faculdade Senac, contando com a participação de diversos estudantes, além dos atores já envolvidos no Ecossistema de Inovação e tendo a apresentação de 2 pitches de startups de alunos da instituição. E o encerramento no ano foi o 6º Happy Hour do Ecossistema de Inovação de Pelotas, aconteceu no Food Hall do Quartier no dia 20 de dezembro e foi apadrinhado pelo Sebrae RS, junto com a Universidade Católica de Pelotas e o Candy Valley (comunidade de empreendedores da cidade).
Somando todas as edições, foram mais de 500 pessoas impactadas em 2023, oportunizando acesso a conteúdo, troca de informações e conexões valiosas para geração de negócios. O Ecossistema conseguiu atrair novos olhares e sensibilizar as pessoas com relação aos temas de empreendedorismo e inovação. Em 2024 espera-se que o Ecossistema de Inovação de Pelotas cresça ainda mais e, além de criar conexões, o trabalho está sendo planejado no formato de uma trilha empreendedora para acelerar negócios, tanto de startups quanto levando inovação para negócios tradicionais.