Pelotas: Cadastro do Auxílio Reconstrução encerra-se nesta quarta-feira (29)

Município já soma mais de dez mil interessados no benefício. (Foto: Gustavo Vara, Prefeitura de Pelotas)

A Prefeitura de Pelotas realiza, até esta quarta-feira (29), o cadastro da população atingida pelas enchentes, interessada no recebimento do Auxílio Reconstrução. O benefício do governo federal, que disponibiliza aos atingidos o depósito de R$ 5,1 mil, é direcionado, exclusivamente, aos moradores que tiveram suas casas invadidas pela água. Quem está em área de risco que não teve a moradia danificada pelas cheias não será contemplado. O processo pode ser feito na modalidade on-line ou presencial – neste caso, das 8 às 17h, no auditório do Colégio Municipal Pelotense. Na última atualização, no fim da tarde desta terça-feira (28), o Município registrava mais de dez mil cadastros realizados digitalmente e cerca de 904 presenciais.

Conforme dados do Município, mais de quatro mil cadastros são do Laranjal (balneários Santo Antônio, Valverde e Pontal da Barra), 1,2 mil da Colônia Z3 e 4,9 mil das demais localidades atingidas. A modalidade presencial teve cerca de 321 interessados na segunda (27) e 283 nesta terça-feira.

As informações dos cadastros serão avaliadas pelas equipes da Prefeitura de acordo com o mapeamento das áreas atingidas. Após conclusão dos procedimentos, as famílias cadastradas e enquadradas nos critérios do benefício poderão acompanhar o processo por meio da plataforma do governo federal (https://www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao).

Entenda os critérios de adesão

Valor: R$ 5,1 mil por família
Método de repasse: Depósito em conta da Caixa Federal
Faixa de renda: Todas as faixas orçamentárias atingidas pelas enchentes serão contempladas
Critério: Famílias desabrigadas ou desalojadas, que tiveram suas residências atingidas pela água

Os beneficiados que possuem conta junto à Caixa Econômica Federal receberão os valores diretamente em suas contas. O cidadão contemplado com o auxílio, que não dispuser de conta junto à instituição bancária, terá uma conta poupança aberta, automaticamente, que poderá ser acessada por meio do aplicativo Caixa Tem.

Links para cadastro Auxílio Reconstrução

Populações atingidas nas localidades do Pontal da Barra e nos balneários Valverde e Santo Antônio: https://forms.gle/uwbNnnTLqPQNfJjp9
Populações atingidas na localidade da Colônia de Pescadores Z3: https://forms.gle/Z6hEQYe91k1CxTHa9
Populações atingidas nas localidades do Areal, Centro, Vila Farroupilha, Doquinhas, Ceval, Simões Lopes, Vila da Palha e região do São Gonçalo: https://forms.gle/waUeiNAMYjtepXNh9

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome