Uma grande inovação marcou a abertura de um dos principais eventos de lideranças do Brasil – Líderes em Movimento – do Sebrae, que iniciou na tarde de segunda e segue até a tarde de hoje, em Foz do Iguaçu. Uma CEO phygital, criada por realidade aumentada, palestrou para milhares de profissionais que acompanharam o evento. Na plateia, estavam mais de mil pessoas de maneira presencial e 12 mil online.
Na palestra “Somos todos Euvatares – como abraçar a tecnologia mais inovadora do mundo”, a CEO falou sobre como a tecnologia já faz parte das nossas vidas de forma orgânica e como podemos promover o contramovimento para abraçar a aceleração tecnológica de forma mais humana. A experiência holográfica foi produzida pela empresa gaúcha de comunicação e tecnologia, a Euvatar Storyliving Studio. Para promover o evento, a personagem fez uma aparição em tamanho gigante “dentro” das Cataratas do Iguaçu, ponto turístico mundial da cidade (vídeo em anexo). De acordo com a CEO da Euvatar, Flávia Peres, a tecnologia é uma nova forma de experiência no mundo.
“O Euvatar é uma manifestação artística que provoca questionamentos sobre o mundo como ele é. Hoje, ver uma plateia de mais de mil pessoas presencialmente, enquanto 12 mil pessoas assistiam de forma digital à palestra de um Euvatar, aponta muito além do que o “futuro dos eventos”, aponta para o presente da comunicação que é criar vivências. Mostra que é preciso muito mais do que tecnologia para gerar encantamento. É preciso criatividade humana. E é isso que o Euvatar promove,” afirma a CEO da Euvatar.
A personagem gigante já fez outras aparições pelo país, já esteve no Masp e na Avenida Paulista em uma ação para fãs de Sex Education no lançamento da 4ª temporada da série. A Euvatar Storyliving Studio é uma empresa gaúcha que atua na criação de experiências com realidades mistas, em especial realidade aumentada. As ações são planejadas a partir do storyliving, conceito inspirado no conhecido storytelling, mas com foco na experiência e na emoção para criar histórias memoráveis.
Uma das principais soluções da Euvatar é o “teletransporte” – uma porta em realidade aumentada que permite a imersão em outros espaços pela tela do celular. A ação pode ser aplicada nos mais diferentes setores, como no mercado imobiliário, ao mostrar imóveis e condomínios, na indústria do turismo e até do entretenimento, ao permitir vivências em cenários de séries e filmes, como realizado, recentemente, para os fãs da Netflix.
Além da realidade aumentada, a empresa também desenvolve narrativas por meio de realidades imersivas, interações phygitais e realiza palestras e treinamentos sobre inovação. Atualmente, a Euvatar é responsável pela comunicação da Expofeira Pelotas, onde trabalhará o conceito de tecnologia imersiva com o público por meio de realidade aumentada.