Auxílio Reconstrução alcança 1,4 mil cadastros presenciais em Pelotas

Modalidade on-line permanece com cadastramento disponível até as 23h59 desta quarta-feira (29). (Foto: Maria Eduarda Lopes)

A Prefeitura de Pelotas realizou, na quarta-feira (29), o último dia do cadastramento presencial da população atingida pelas enchentes interessadas no benefício do governo federal, Auxílio Reconstrução. Desde segunda-feira (27), os moradores que tiveram suas casas invadidas pela água puderam realizar o cadastro de forma presencial, no Colégio Municipal Pelotense, e em formato on-line pelos links disponibilizados pela Prefeitura, a depender da localidade. O Município registrou mais de 1,4 mil cadastros presenciais, e cerca de 12 mil cadastros digitais na última atualização.

Com o benefício, a população atingida pela cheia poderá receber R$ 5,1 mil, mas antes deve passar por uma análise do Município de acordo com o mapeamento das áreas atingidas. Após confirmação das etapas, as famílias cadastradas e enquadradas nos critérios do benefício, poderão acompanhar o processo por meio da plataforma do governo federal (https://www.gov.br/mdr/pt-br/auxilioreconstrucao) a partir da próxima semana.

Conforme dados da Prefeitura, quase cinco mil cadastros são do Laranjal (balneários Santo Antônio, Valverde e Pontal da Barra) 1,3 mil da Colônia Z3 e 6,5 mil das demais localidades atingidas. A modalidade presencial teve cerca de 321 interessados na segunda (27), 583 na terça (28) e 532 nesta quarta-feira.

O cadastro digital ainda pode ser realizado até às 23h59 desta quarta. Importante destacar que o benefício contempla moradores em áreas de risco que tiveram suas moradias danificadas pelas cheias.

Links para cadastro Auxílio Reconstrução

Populações atingidas nas localidades do Pontal da Barra e nos balneários Valverde e Santo Antônio: https://forms.gle/uwbNnnTLqPQNfJjp9
Populações atingidas na localidade da Colônia de Pescadores Z3: https://forms.gle/Z6hEQYe91k1CxTHa9
Populações atingidas nas localidades do Areal, Centro, Vila Farroupilha, Doquinhas, Ceval, Simões Lopes, Vila da Palha e região do São Gonçalo: https://forms.gle/waUeiNAMYjtepXNh9

Entenda os critérios de adesão

Valor: R$ 5,1 mil por família
Método de repasse: Depósito em conta da Caixa Federal
Faixa de renda: Todas as faixas orçamentárias atingidas pelas enchentes serão contempladas
Critério: Famílias desabrigadas ou desalojadas, que tiveram suas residências atingidas pela água

Os beneficiados que possuem conta junto à Caixa Econômica Federal receberão os valores diretamente em suas contas. O cidadão contemplado com o auxílio, que não dispuser de conta junto à instituição bancária, terá uma conta poupança aberta, automaticamente, que poderá ser acessada por meio do aplicativo Caixa Tem.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome