Pelotas: Arte na Rural reedita leilão virtual com obras de artistas regionais

Em sua sexta edição, o Arte na Rural apresentou em edições anteriores, exposições de artes visuais, como pinturas, aquarelas, fotografias e esculturas, saraus musicais e lançamentos literários. (Foto: Divulgação)

Pelo segundo ano consecutivo, ocorre na Expofeira Pelotas o Leilão Arte na Rural Virtual, no dia 4 de outubro, segunda-feira, primeiro dia do evento, às 20h, com transmissão pelo canal Lance Rural (www.lancerural.com.br). Em oferta, estão obras de  artistas regionais renomados, como Alexandre Lettnin, Jérôme Rehel, Camila Hein, Luiz Gonzaga, David Conde,  Madu Lopes, Déborah Blank, Mario Schuster, Felipe Povo, Paulo Rossi, Gordo17, Ronaldo Fossati, Helena Pinto Ferreira, Vivian Herzog e participação especial de  Fernando Duval.

As obras foram selecionadas por Comissão de Arte composta por Lauer Santos, Daniela Meine, Nicola Caringi Lima, Graça Marques, José Luiz de Pellegrin, Carmem Regina Diniz e  Eleonora Campos Motta dos Santos. O catálogo do leilão pode ser encontrado na Plataforma digital da 95ª Expofeira Pelotas 2021 (www.expofeirapelotas.com.br).

“Esta mostra de arte se alia à missão da Associação Rural de Pelotas, de integrar a população urbana ao trabalho e cultura da área rural”, explica a médica e produtora rural Ana Carolina Issler Ferreira Kessler, idealizadora e organizadora do Arte na Rural. Ela conta que o projeto nasceu em 2016, na Expofeira Pelotas, com a ideia de acrescentar arte e cultura às feiras do agronegócio e visa aproximar conhecimentos de arte e história das atividades agropastoris, origem do desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do país.

Em sua sexta edição, o Arte na Rural apresentou em edições anteriores, exposições de artes visuais, como pinturas, aquarelas, fotografias e esculturas, saraus musicais e lançamentos literários. As atividades se desenvolveram em vários locais do parque, em locais fechados ou ao ar livre e também em aberturas de leilões de raças. No ano passado, a exemplo da Expofeira Pelotas se adaptou ao momento de pandemia, com a realização do primeiro Leilão de Arte Virtual e vinhetas musicais líricas para abrilhantar aberturas de eventos. “Esperamos repetir o sucesso da estreia do leilão virtual, ano passado, com a participação de todos”, finaliza Ana Carolina.

O Arte na Rural é realizado pela Associação Rural de Pelotas e tem a parceria da Pró-Reitoria Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas. Recentemente, recebeu o Prêmio Mérito em Extensão UFPel 2017-2020 e a Medalha Ordem do Mérito da Academia Pelotense de Letras. Tem o apoio da Fecomercio-Sesc RS, Estância da Gruta, Estância São José, Fazenda Calafate, Fazenda Sarandy, Estâncias Cerro Jarau-Pascoa-Tapera e Fazenda Posto Branco.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome