A Prefeitura de Pelotas, por intermédio do Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para a Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação (Capta/Smed), vai promover mais uma formação para profissionais da Educação com foco na educação especial. Na quinta-feira (31), às 14h, ocorrerá a nova etapa de capacitação de professores para a utilização dos kits didáticos LEGO® Braille Bricks, destinados ao município pelo Programa Braille Bricks Brasil. A programação será desenvolvida por um grupo de alunos cegos da rede municipal de ensino juntamente com a equipe do Capta.
A chegada dos kits e as formações estão sendo oportunizadas pela parceria firmada, no ano passado, entre o Município e a Fundação Dorina, que tem conduzido as atividades pedagógicas e a execução de ações do Programa Braille Bricks Brasil. Depois da formação inicial, no começo do ano, nova etapa será realizada, agora para 14 professores e, desta vez, com a participação de seis estudantes cujas escolas já receberam os kits. A capacitação será na sede do Capta, na rua Tiradentes esquina Marechal Deodoro.
De acordo com a coordenadora pedagógica que atua no Capta, Ângela Soares, é a primeira vez que alunos contribuem na formação dos professores e essa colaboração vem na forma de conhecimento, reflexão e trocas para a utilização de nova e importante ferramenta de alfabetização que são esses kits de lego diferenciados. “Esses kits vão proporcionar mais inclusão porque, normalmente, os alunos aprendiam separadamente nas salas de recursos e om esse lego que traz o alfabeto em Braille e as respectivas letras e números comuns de nossa escrita irá permitir que o estudante aprenda em sala de aula interagindo com os outros colegas, de forma lúdica e criativa”, frisou Ângela.
O que é o Braille Bricks Brasil
É um programa formado pelo produto LEGO® Braille Bricks e pela metodologia de uso, sendo uma iniciativa globalmente inovadora da Fundação Dorina, em parceria com a Fundação Lego, e com o apoio da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e do Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Escolar e Social (CPIDES), por meio do Curso de formação para educadores. O objetivo do programa é promover o aprendizado do Sistema Braille de forma lúdica, criativa e inclusiva, durante o processo de pré-alfabetização e alfabetização de crianças com deficiência visual, de quatro a dez anos. A iniciativa também prevê a doação do Kit LEGO® Braille Bricks e o curso de formação para uso do recurso pedagógico.
O Capta
O Centro de Apoio, Pesquisa e Tecnologias para a Aprendizagem (Capta) tem, dentre suas funções pedagógicas junto a rede municipal de ensino, de organizar e implementar as políticas públicas de inclusão escolar. Dentre elas, está a implantação da sala de recursos, onde há o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Esse serviço considera as especificidades de cada etapa da educação e tem como funções identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência.