Friozinho, inverno chegando, época boa para saborear aquele mocotó bem reforçado. Pois a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan(, prepara mais uma edição do seu tradicional ‘Mocotó Solidário’, a 11ª em 17 anos de atividade da Associação.
A ação tem por objetivo captar recursos para continuidade dos trabalhos em benefício ao usuário, e para auxiliar também na obra de construção da sede própria, já em fase inicial. Encomendas e doações podem ser feitas pelo telefone/WhatsApp (53) 3026-2965. O prato custa R$ 25, e a retirada será no dia 8 de julho, direto na Aapecan, na rua Barão de Santa Tecla, nº 821, das 11h30 às 13h30.
A equipe da instituição segue em busca de parceiros que possam apoiar o evento com a doação dos itens que faltam, em especial das carnes (mondongo, linguiça fina, pata e tripa grossa).
“Agradecemos muito a comunidade e os estabelecimentos que tem nos ajudado. Pedimos a quem receba a visita da nossa equipe que os ouça e dentro da suas possibilidades colaborem conosco, pois ao final tudo será revertido em prol do usuário”, explicou a assistente social da Unidade Pelotas, Fernanda Ayres. A refeição é preparada com acompanhamento da nutricionista da instituição.
O prato de mocotó acompanha pãozinho, temperos e uma trufa de sobremesa. As trufas são produzidas artesanalmente pela equipe de telemarketing da Aapecan, para quem quiser adquirir mais, também serão vendidas na hora ao valor de R$ 3.
A cada dois pratos adquiridos ainda é possível ganhar uma ecobag de brinde.
A Aapecan
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que atende há 17 anos (março de 2005) no Rio Grande do Sul de forma gratuita pessoas em situação de vulnerabilidade social diagnosticadas com Câncer. Desde a inauguração da primeira Unidade, em Caxias do Sul, outras 13 já foram abertas no Estado – 11 delas com Casas de Apoio – nas quais são oferecidas, além de hospedagem com direito a acompanhante para usuários de outros municípios que precisam se submeter a tratamento oncológico, quatro refeições diárias acompanhadas por nutricion ista e, na maioria delas, deslocamento a centros médicos. Nesses 16 anos a Aapecan já atendeu mais de 20 mil pessoas que necessitam de amparo social durante o tratamento contra o Câncer e seus familiares/acompanhantes/responsáveis.
Unidade Pelotas
A Unidade Pelotas foi inaugurada em outubro de 2005. É a segunda há mais tempo em funcionamento e a primeira a contar com Casa de Apoio (com capacidade para 22 pessoas). Os usuários são provenientes, além de Pelotas, de quase todos os outros Municípios da Zona Sul do Estado: São Lourenço do Sul, Turuçu, Arroio do Padre, Canguçu, Santana da Boa Vista, Morro Redondo, Capão do Leão, Piratini, Cerrito, Pedro Osório, Arroio Grande, Herval e Jaguarão. Dispõem de atendimento social, psicológico, grupos de apoio e assessoria jurídica. Benefícios como fraldas geriátricas, kits, dietas e suplementos alimentares, en tre outros, são garantidos mediante avaliação da equipe do Serviço Social. A Unidade oferece também oficinas de artesanato, sessões de Reiki e palestras informativas. Usuários hospedados na Casa de Apoio, além da acomodação, têm acesso a quatro refeições diárias elaboradas por nutricionista e transporte a hospitais e centros de tratamento oncológico.