Aapecan Pelotas oferece oficina de Inclusão Digital aos usuários

O objetivo é levar conhecimentos básicos aos usuários da Instituição com 60 anos ou mais de idade, sobre informática e internet. (Foto: Divulgação)

No mês de maio, teve início na unidade Pelotas da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), o projeto “Conectando Gerações – A inclusão Digital na 3º Idade”, proposta contemplada no edital “UNIMED 60+”. O objetivo é levar conhecimentos básicos aos usuários da Instituição com 60 anos ou mais de idade, sobre informática e internet. A oficina teve sua aula inaugural no dia 23, com a participação de oito alunos, orientados pelo profissional Marcio Rolin de Mello, formado em Licenciatura da Computação.

Com o recurso aprovado no edital, a Aapecan adquiriu oito notebooks e duas impressoras e o valor para custear as despesas com o orientador. As aulas são ministradas na sede da Associação, uma vez na semana com duração de três horas, pelo período de três meses. O plano de ensino inclui ensinamentos básicos de manuseio do computador, ligar e desligar, funções do teclado, uso de programas como word e Excel, além de noções de acesso à internet, e-mail e redes sociais. Orientações sobre utilização de aplicativos de celular como WhatsApp e outros aplicativos de utilidade diária, também fazem parte do programa de aulas.

“Além de oferecer acesso a novos conhecimentos, é uma oportunidade de reinserção destes idosos na sociedade atual tão atrelada aos meios digitais. Afora isso, é mais um espaço para identificação, convivência e fortalecimento de vínculos, tão importante para quem está em tratamento oncológico”, avalia a psicóloga da unidade Pelotas, Mariana Aires.

Há previsão de uma segunda turma para início de agosto, usuários interessados em participar podem entrar em contato com o setor social da Aapecan Pelotas pelo telefone, (53) 3026-2965, ou direto na sede da Associação, rua Barão de Santa Tecla, 821, centro de Pelotas.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome