O Projeto Remar para o Futuro, ligado a Prefeitura por meio do Pacto Pelotas pela Paz, conquistou mais nove medalhas – cinco de ouro, duas de prata e uma de bronze – para a cidade. Desta vez no Campeonato Brasileiro de Jovens Talentos, realizado pela Confederação Brasileira de Remo, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, no último fim de semana.
O coordenador do Projeto, Oguener Tissot, diz que se trata de uma equipe jovem, enxuta e altamente produtiva, e que mostraram que não é necessário estar em uma grande metrópole para realizar um trabalho de excelência e obter resultados significativos. “O foco ainda não é vencer, mas sim, aprender a competir, e mesmo assim retornamos com medalhas e troféus, e melhor do que isso, com muitas histórias, experiências, amizades e espírito de equipe fortalecidos, novas amizades e experiências enriquecedoras no processo”, afirma.
Tissot explica que essa foi uma competição focada nas categorias de base, de 13 a 16 anos, e que foi uma oportunidade de avaliar o desempenho dos competidores para as próximas gerações da Seleção Brasileira de Remo. “Na competição, havia dez provas, a equipe do projeto estava inscrita em sete e, dessas, conquistou cinco ouros e duas pratas, além de um bronze em dobradinha com ouro, na mesma prova, do Double Skiff Júnior B Feminino”.
Ele avalia que algumas provas “apresentaram um nível de dificuldade bastante elevado, como no caso do Double Skiff Júnior B Masculino, onde havia 17 barcos inscritos, e os atletas Carlos e João tiveram que passar por várias baterias eliminatórias e semifinal, até chegarem a medalha de prata na grande final, que definiu os seis barcos mais rápidos do Brasil nessa categoria. A Dupla é uma promessa, visto que ainda estão no primeiro ano dessa categoria”, conclui.
Confira os medalhistas
Helen Belony Centeno e Ana Júlia Ferreira ficaram com o ouro na Quatro Sem feminino júnior e Double Skiff feminino júnior;
Nicole da Cruz e Stephanie Segovia ficaram com a prata no Double Skiff juvenil feminino;
Isadora Garcia e Brenda Madruga Freitas conquistaram o ouro no Quatro Sem feminino júnior;
Brenda Madruga Freitas ficou com o ouro no Double Skiff Júnior B Feminino;
Isadora Garcia conquistou o bronze no Double Skiff Júnior B Feminino;
Carlos Eduardo Segovia e João Pedro Kerchiner garantiram a prata no Double Skiff Júnior B Masculino; e
Davi Rubira Perleberg foi ouro no Quatro Sem masculino júnior.
Para quem e com quem
O projeto Remar para o futuro é gratuito e beneficia 30 alunos da Rede Municipal, com idades entre 12 e 18 anos. O projeto envolve a Prefeitura, o Clube Centro Português, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Flamengo e a Academia de Remo Tissot, além de contar com a coordenação geral do professor Fabrício Boscolo e com o apoio da iniciativa privada, por meio do “Adote um Atleta” – programa apoiado pela Arroz Emoções, Sicredi, Fisioterapia da UCPel, da dentista Bianca Santana, da loja Momi Clout, e da Motor Factory, que faz manutenção Náutica.
Equipe multidisciplinar
Os atletas do Remar para o Futuro contam com uma equipe multidisciplinar para desenvolverem ao máximo seu potencial. Ela é composta pelo coordenador geral, Fabrício Boscolo; coordenador técnico, Oguener Tissot; supervisora e instrutora de yoga, Verônica Diedrich; professor de remo, Maurício Feijó; preparador físico, Thiago Mello; fisioterapeuta, Flaviano Moreira; dentista, Bianca Santana; nutricionistas Larissa Braga e Matheus Witch; o professor de natação Vital Neto; e a auxiliar técnica, Adriana Perez.