Brasil, Pelotas e Farroupilha vivem momentos distintos na busca por resgates e história

Gonçalo Russomano, Rodrigo Britto Lobo e Adriana Costa, os respectivos presidentes dos clubes. (Foto: Divulgação)

Por Augusto Santos

No ano em que Pelotas completa 212 anos, o futebol profissional do mu­nicípio trilha caminhos distintos em um contexto de incertezas na busca por afir­mação no cenário esportivo local. Há muito a ser resgatado e reconstruído para se aproximar das aspirações das torcidas de Grêmio Esportivo Brasil, Es­porte Clube Pelotas e Grêmio Atlético Farroupilha. O trio segue embalado por seus respectivos passados de “glórias” e perspectivas de um futuro consolidado, dentro e fora dos gramados. O momen­to atual está um pouco distante dos so­nhos de rubro-negros, áureo-cerúleos e tricolores. O espaço que atualmen­te os separa é a divisão de cada um no “fantástico” mundo da bola. Cada um no seu quadrado.

O futebol de Pelotas nos 212 anos da Princesa do Sul torce por seus represen­tantes, pelo seu vigor no cenário gaúcho e brasileiro. Todos torcem.

Brasil: aposta rubro-negra

No ano 212 da Princesa do Sul, o Grê­mio Esportivo Brasil arrasta seu manto xavante sobre um contexto pelo qual já passou, em tempos não distantes. O clube da Baixada, que no ano 2013 deixou a segunda divisão do futebol gaúcho rumo à Série B do Campeona­to Brasileiro, pousou de feliz emergen­te até 2021, quando começou a fazer o caminho de volta até parar na Série D. As fartas alegrias da torcida deram lugar às comemorações pela permanência na 1ª Divisão do futebol gaúcho e na Série D nacional. Enquanto sonha com o re­torno a antigos outros patamares, é na Série D que o Xavante transita nos dias atuais, em performances de altos e bai­xos, mas com a garantia de permanên­cia no ano 2025. Os torcedores sonham em não mais andar em patamares infe­riores, no contexto gaúcho.

“Começamos o ano numa perspecti­va de rebaixamento no Gauchão e clas­sificamos para a quartas-de-final, quan­do fomos eliminados pelo Grêmio, um clube grande. Agora, estamos no meio da fase de grupos da série D do Cam­peonato Brasileiro e nossa perspectiva é de classificação à próxima fase e che­gar à Série C para entregarmos o clube no final do ano na série A do Gauchão e C nacional”, aposta o presidente rubro­-negro, Gonçalo Russomano.

Gonçalo Russomano, presidente do Grêmio Esportivo Brasil, quer entregar o clube no final do ano na série A do Gauchão e C do Campeonato Brasileiro. (Foto: Divulgação)

Pelotas: Lobo investe no retorno à elite

No futebol, a máxima de um clube que está em uma divisão inferior à prin­cipal é quase sempre a mesma: voltar para o lugar de onde não deveria ter sa­ído. Essa é uma realidade que acompa­nha o Esporte Clube Pelotas. O áureo­-cerúleo da avenida Bento Gonçalves tenta desde 2022 voltar à elite do fute­bol do Rio Grande do Sul. O Lobo foi re­baixado em 2021.

No dia 11 de outubro, o áureo-cerú­leo completa 116 anos e a torcida almeja “ferrenhamente” que o time abandone a incômoda situação no contexto do fu­tebol gaúcho: a Divisão de Acesso, que nada é diferente de uma segunda divi­são – o sofrimento tem o mesmo sabor.

Dentro e fora de campo, o pensa­mento é único: segunda divisão não é lugar para o Pelotas. O clube é grande demais, sua camisa é “pesada”. Mas é só o passado que enfeita as lembranças áureo-cerúleas, como de uma disputa nacional no ano 2002, quando o time disputou a Copa Sul Minas, ou as vitórias nas copas regionais, Copa Federação Gaúcha de Futebol, em 2008 e 2019. Nesse meio tempo, um título de cam­peão da Supercopa Gaúcha, em 2013.

“Desde o começo da nossa gestão, prezamos por modernizar os proces­sos do Esporte Clube Pelotas. Acredi­tamos que os atos fora de campo vão refletir no gramado. Voltamos com as categorias de base e, hoje, além do fu­tebol feminino, temos as escolinhas de futebol de campo, futsal, Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Nosso principal objetivo é retornar à primeira divisão e sabemos o caminho. Confiamos que com a força da torcida e união do elenco vamos chegar lá “, aponta o presidente áureo-cerúleo, Rodrigo Britto Lobo.

O presidente do Esporte Clube Pelotas, Rodrigo Britto Lobo, apostou na modernidade para tirar o áureo-cerúleo da Divisão de Acesso do futebol gaúcho. (Foto: Divulgação)

Farroupilha: novo modelo e momento tricolor

A distância entre rubro-negros, áu­reo-cerúleos e tricolores do Fragata são uns poucos quilômetros do centro ao bairro e dois degraus na hierarquia futebolística. Enquanto os coirmãos da região central desfilam, respectiva­mente, na Divisão Principal do futebol gaúcho (Brasil) e Divisão de Acesso (Pe­lotas), o tricolor fragatense busca um melhor lugar ao sol, a partir da Série A2 (Terceira Divisão).

O clube conhecido como Fantasma tem pela primeira vez uma mulher na sua presidência e mantém o sonho de voltar à vitrina do futebol do Rio Gran­de do Sul, talvez numa casa nova. A ges­tão tricolor negocia a área do Estádio Nicolau Fico por outro espaço, já com uma arena esportiva construída para suas atividades esportivas. Nos últimos anos, o Farroupilha tem batido nas tra­ves das competições nas quais partici­pa em busca de acesso mais acima.

A última vez que o Fantasma do Fra­gata esteve em posição de destaque no futebol dos pampas foi no ano 2006, quando, após muitos anos, disputou a Primeira Divisão do Campeonato Gaú­cho. Naquele ano, o sonho de perma­necer dentre os grandes durou até o final da primeira fase do Gauchão. Na ocasião, o time se despediu da elite com um melancólico rebaixamento e retorno à divisão inferior do futebol do Rio Grande do Sul.

O campeão gaúcho de 1935 busca forças para renascer futebolisticamen­te sob a gestão de Adriana Costa.

“O Grêmio Atlético Farroupilha vive um momento de grande expectativa em relação ao Campeonato Gaúcho da Série B deste ano. Além do foco nas competições, nosso clube cele­bra um marco importante na sua his­tória: o início das obras de construção do novo estádio, um dos mais moder­nos da região, com uma infraestrutura de qualidade diferenciada”, comemo­ra Adriana.

Primeira mulher a presidir o Farroupilha, Adriana Costa afirma que o time vive um momento de grande expectativa em relação ao Campeonato Gaúcho da Série B deste ano. (Foto: Divulgação)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome