Professores municipais de Pelotas participam de Seminário Internacional de Educação

Evento é promovido pelo Sesc/RS e conta com a participação de mais de nove mil educadores. (Foto: Divulgação/Sesc)

Professores municipais de Pelotas estão participando do Seminário Internacional Sesc de Educação. O evento, que ocorre de forma on-line, iniciou no dia 6 de março e segue até 26 de abril, trazendo um renomado time de especialistas em Educação do Brasil e de fora do País com foco em qualificar as metodologias de ensino e aprendizagem nas salas de aula da cidade. Realizado pelo Sesc/RS e com a participação de mais de nove mil educadores de 72 cidades gaúchas, o Seminário tem como tema central “Ressignificando a Educação do futuro: aprendizagens que perpassam sentir, pesquisar, preservar e transformar” e ênfase na Educação Infantil e Ensino Fundamental. De Pelotas, um grupo de 437 profissionais participa da iniciativa. Da região, também há representantes de escolas municipais de Arroio do Padre (8), Arroio Grande (133), Jaguarão (85) e São Lourenço do Sul (276).

“O Sesc/RS acredita na Educação como chave de transformação social e pretende, com o Seminário, ajudar a otimizar o acesso à produção de conhecimento e às teorias da Educação”, destaca o analista de Arte e Educação do Sesc/RS, Diewerson do Nascimento Raymundo. “A nossa expectativa é de que os professores possam, através das atividades, refletir sobre suas práticas pedagógicas, qualificando-as com sentido, propósito e criatividade”, complementa. Os encontros, em plataforma virtual exclusiva, estão ocorrendo no turno da noite. Mais informações sobre a participação dos educadores dos municípios podem ser obtidas junto às Prefeituras Municipais ou ao Sesc Pelotas, pelo telefone (53) 3225-6093 ou através do WhatsApp (53) 99131-3176.

Na programação do evento, estão doze especialistas convidados. Dividem seus conhecimentos Adriana Klisys, psicóloga e diretora da consultoria em Educação e Cultura Caleidoscópio Brincadeira e Arte; Alejandra Dubovik e Alejandra Cippitelli, autoras argentinas dos livros “Construção e Construtividade” e “A linha como linguagem”; Cris Vieira, doutora em Educação que atua junto a órgãos da cooperação internacional pelo programa de inovação e desenvolvimento em Educação da UNESCO; David António Rodrigues, professor português de Educação Especial com larga experiência no meio acadêmico em universidades de vários países; Débora Garofalo, coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo; Gabriela Dal Forno Martins, sócia-fundadora da Zelo Consultoria em Educação e Desenvolvimento Infantil; José Manuel Moran, professor, pesquisador e designer de ecossistemas inovadores na Educação; Leo Fraiman, autor da obra “Pensar, Sentir e Agir”, que foi membro do Comitê Mundial de Educação para a Autonomia, em Paris; Luciana Allan, idealizadora e líder da avaliação de práticas educacionais inovadoras APEI-50; Mônica Timm, CEO da Plataforma de Leitura Elefante Letrado; e Pedro Demo, autor de mais de cem livros, dentre eles “Desafios Modernos da Educação”, “Educação e Qualidade” e “A educação do futuro e o futuro da educação”.

Além dos municípios da região, participam do Seminário de Educação educadores de Alegrete, Alto Alegre, Ametista do Sul, Antônio Prado, Arroio do Meio, Barão, Barra Funda, Boa Vista das Missões, Brochier, Caiçara, Campestre da Serra, Campo Bom, Capão do Cipó, Carazinho, Cristal do Sul, Condor, Dois Lajeados, Erval Seco, Fazenda Vila Nova, Formigueiro, Giruá, Gramado Xavier, Guaporé, Ilópolis, Jaboticaba, Lajeado, Liberato Salzano, Maçambará, Manoel Viana, Montenegro, Muitos Capões, Nova Hartz, Novo Tiradentes, Novo Xingu, Palmares do Sul, Palmeira das Missões, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Planalto, Portão, Pouso Novo, Presidente Lucena, Rio dos índios, Rodeio Bonito, Rolador, Rondinha, Salvador do Sul, Santa Clara do Sul, São Borja, São José do Norte, São José do Sul, São Leopoldo, São Marcos, São Pedro da Serra, São Pedro do Sul, São Sebastião do Caí, São Valentim do Sul, São Vicente do Sul, Sarandi, Selbach, Sinimbu, Travesseiro, Trindade do Sul, Tupanciretã, Vacaria, Vera Cruz e Vista Alegre.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome