Pelotas: Paula prestigia cerimônia de aniversário da UFPel

Instituição completou 55 anos nesta quinta-feira (8) em solenidade no Museu do Doce. (Foto: Michel Corvello)

A prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas participou, na noite desta quinta-feira (8), no Museu do Doce, da cerimônia que celebrou os 55 anos de fundação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Um coquetel para autoridades e convidados marcou a data máxima da instituição de ensino.

Durante o evento, a chefe do Executivo, que também é professora licenciada da UFPel, salientou a relevância da instituição em mais de meio século na vida da sociedade pelotense e das pessoas que passaram pela instituição, e citou a própria relação com a universidade. “Eu ingressei em 1987 como estudante, me formei em 1990 e voltei em 1993 como professora. A UFPel mudou a minha vida, como mudou a de tantos jovens, homens e mulheres que tiveram o privilégio de passar por essa universidade”, salientou.

A gestora também ressaltou a importância da integração do conhecimento diante das últimas crises sanitárias e climáticas enfrentadas. “Para além de professora, estudante e ex-aluna, preciso falar como prefeita: estive aqui nos 50 anos da UFPel, em 2019. Naquele momento, nenhum de nós era capaz de dizer que, de lá pra cá, atravessaríamos duas das maiores crises das nossas gerações: a Covid-19 e a maior enchente da história do estado. Nesses dois momentos trágicos e desafiadores, lá estava a UFPel sendo referência científica no país e me ajudando aqui a enfrentar a calamidade com uma equipe de profissionais que viraram 24 horas trabalhando por quase um mês na sala de situação. Eu só posso dizer: obrigada, UFPel! Que orgulho”, finalizou.

A reitora Isabela Andrade frisou que a Universidade chega aos 55 anos com muito a comemorar e descreveu as conquistas mais recentes em termos de qualificações, como a garantia do recurso para a construção da sede própria do Hospital Escola e melhorias nas estruturas de unidades acadêmicas. “Todas [as obras] tem relação direta com a comunidade. Por tudo isso, é um momento muito especial que precisamos celebrar, sim”, destacou a reitora.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome