![ESCOLAS-MUNICIPAIS](https://www.jornaltradicao.com.br/wp-content/uploads/2023/07/ESCOLAS-MUNICIPAIS.x60733.jpg)
Entre as 49 escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil, de áreas urbana e rural, afetadas pelo ciclone que atingiu Pelotas no dia 13, apenas a Nossa Senhora do Carmo, na vila Castilho, não conseguirá retomar as atividades de retorno do recesso de julho na próxima terça-feira (1º).
A unidade de ensino, que já demandava a necessidade de reforma, teve a estrutura comprometida pelo fenômeno climático e demandará providências de maior complexidade, exigindo a suspensão das aulas no prédio. A Secretaria de Educação e Desporto (Smed) está realizando reuniões com a comunidade escolar e organizando para que as atividades escolares sejam realizadas em um prédio próximo da região.
O balanço realizado pela Smed considerou todas as condições necessárias para o funcionamento dos educandários, identificando situações pontuais que não impedem ou comprometem as atividades, como manutenção de espaços específicos em telhados, reparos em alvenarias de paredes e quadras, recuperação de pontos com goteiras, recomposição de partes de rufos e forros.
Das escolas atingidas, 25 estão com os reparos e serviços devidamente realizados, tanto pela equipe da manutenção escolar da Smed, quanto através de contratação de empresas especializadas. Outras 24 escolas ainda não tiveram o serviço necessário concluído, o que não prejudica o retorno das atividades escolares, conforme avaliação do Departamento de Engenharia da secretaria. Entretanto, foi necessária uma reestruturação em algumas escolas quanto à sua disposição de turmas e ambientes.
As escolas Joaquim Assumpção, Luiz Augusto Assumpção e Raphael Brusque tiveram as cozinhas afetadas pelo ciclone. Os alunos dessas unidades não poderão receber alimentação quente até que as estruturas sejam consertadas.
Escolas de Ensino Fundamental vistoriadas
Afonso Vizeu
Almirante Saldanha da Gama
Antônio Joaquim Dias
Antônio Ronna
Brum de Azeredo
Campos Barreto
Carlos Laquintinie
Colégio Municipal Pelotense
Círculo Operário Pelotense (COP)
Crochemore
Daura Pinto
Fernando Osório
Ferreira Viana
Francisco Caruccio
Frederico Ozanan
Independência
Jacob Brod
Joaquim Assumpção
João da Silva Silveira
Jornalista Deogar Soares
Luciana de Araújo
Luiz Augusto Assumpção
Márcio Dias
Maria Antônia
Maria Helena Vargas da Silveira
Mariana Eufrásia
Nossa Senhora das Dores
Nossa Senhora do Carmo
Núcleo Hab. Dunas
Olavo Bilac
Raphael Brusque
Saldanha da Gama
Santa Irene
Santa Terezinha
Wilson Müller
Escolas de Educação Infantil vistoriadas
Ary Alcântara
Bernardo de Souza
Cassiano Ricardo
Sério Gorgot
Ivanir Dias
João Guimarães Rosa
Jacema Prestes
José Lins do Rego
Luís Artur Borges
Marília Poliesti
Mario Osório Magalhães
Monteiro Lobato
Nestor Rodrigues
Oswald de Andrade
Vinícius de Moraes