Pelotas: Agricultura familiar garante qualidade da merenda escolar

Prefeitura distribui cerca de 100 toneladas de alimentos, de produtores locais. (Foto: Rodrigo Chagas /Divulgação/Prefeitura Municipal de Pelotas)

Com o retorno do ano letivo marcado para a próxima quinta-feira (23), a Prefeitura de Pelotas organizou uma operação especial para garantir a merenda escolar dos estudantes da rede municipal de ensino. São cerca de 100 toneladas de alimentos prontos para serem distribuídos nas unidades educacionais e que vão garanti a complementação nutricional dos alunos.

De acordo com a Secretaria de Educação e Desporto (Smed), já para a primeira semana das aulas, está prevista a entrega de diferentes alimentos oriundos da agricultura familiar. Entre os principais estão banana, maçã, batata, melão e cenoura.

Conforme a categoria de produtores rurais da região, a estiagem e a seca que afetam grande parte do Rio Grande do Sul, prejudicou a produção de determinados vegetais folhosos. Entretanto, como não há previsão de entrega deste insumos para a primeira quinzena do cardápio escolar, a falta dos itens não afeta o abastecimento das escolas.

O primeiro pedido do ano referente à agricultura familiar é realizado sempre na semana anterior ao início do ano letivo, a fim de garantir a qualidade e manter o tempo hábil de entrega dos produtos. Além dos gêneros alimentícios ligados à agricultura, o Município conta também com estoque de laticínios e proteínas.

Alimentos serão para completar e garantir qualidade das refeições aos alunos na retomada do ano letivo. (Foto: Rodrigo Chagas /Divulgação/Prefeitura Municipal de Pelotas)

Alimentos estocados destinados às Escolas Municipais

74.640 Kg banana
2.652 Kg batata
208 Kg beterraba
964 Kg cebola
1.184 Kg cenoura
7.744 Kg maçã
1.252 Kg melão
210 Kg repolho
4.830 Kg de coxa e sobrecoxa (sem osso e sem pele)
2.300 Kg de carne moída de primeira
6 mil litros de leite líquido
2 mil litros de leite em pó

Para fortalecer o quadro de funcionários das unidades educacionais, a partir desta quarta-feira (15), o Município irá nomear mais nove servidores na função de merendeiras. A ação visa assegurar o funcionamento dos serviços em todas as escolas da rede.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome