Início das disciplinas práticas é prorrogado na UFPel

A participação será paritária, ou seja, cada categoria terá um peso de um terço do total. (Foto: Arquivo/Vitória Leitzke/JTR)

O primeiro dia de aulas das disciplinas práticas, que estava programado para ocorrer no dia 4 de outubro, terá uma nova data para ocorrer: as atividades presenciais começarão no dia 18 de outubro. A medida busca garantir um período de 14 dias de quarentena para os estudantes que obtiverem a matrícula nos componentes curriculares entre a confirmação da matrícula e o início das aulas, especialmente para aqueles que precisam se deslocar de outros estados.

A nova data foi divulgada pela Pró-Reitoria de Ensino na tarde desta sexta-feira (24). Como o período de solicitação de matrícula ocorrerá a partir deste sábado (25), até terça-feira (28), e as homologações ocorrerão na quarta (29) e quinta-feira (30), a ideia é que os alunos matriculados tenham tempo de se deslocarem até Pelotas e ainda realizarem um período de isolamento social de 14 dias, de forma a evitar a circulação do coronavírus.

O dia 18 de outubro marcará então o início das atividades de 125 disciplinas teórico-práticas que tiveram suas propostas aprovadas por comissão especial do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) da UFPel. Por deliberação do mesmo conselho, somente poderão frequentar tais atividades estudantes que já tenham recebido pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19; a comprovação da imunização ocorrerá no momento da solicitação da matrícula. Alunos menores de 18 anos deverão ter pedido analisado pelo Cocepe e pelo Comitê Covid-19, visto que a vacinação dessa faixa etária ainda não está ocorrendo amplamente.

Manual sobre retorno

A Pró-Reitoria de Ensino disponibilizou um guia, tirando as principais dúvidas sobre o retorno dessas atividades presenciais na UFPel. Ele inclui informações como as principais datas desse calendário das disciplinas práticas, procedimentos em caso de contágio, além de trazer orientações sobre estágios obrigatórios e trabalhos de conclusão de curso.

O documento pode ser encontrado no link: Orientações aos estudantes

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome