Com case de Pelotas, Sebrae RS debate políticas públicas e empreendedorismo em painel da Expo Favela RS

Programação do evento teve palestras, workshops, exposições, debates e shows. (Foto: CUFA Brasil)

As oportunidades de desenvolvimento social e econômico de comunidades menos favorecidas foram algumas das temáticas que marcaram o segundo e último dia da Expo Favela Innovation RS, realizada no Centro de Evento da PUCRS, em Porto Alegre, neste final de semana. Na manhã de sábado (2), o painel “A Importância das Políticas Públicas para o Desenvolvimento das Vilas/Favelas” deu luz a exemplos de como a Capital gaúcha e a cidade de Pelotas têm contribuído para o tema.

“Temos promovido um trabalho intenso no que diz respeito ao entendimento do empreendedorismo dentro das comunidades. É algo que está no centro da nossa missão, em especial, nos projetos de desenvolvimento territorial das diferentes regiões em que atuamos no estado do RS”, destacou o gerente regional do Sebrae RS, Ciro Vives. Na agenda do palco 360º, no coração do evento. Vives mediou o encontro que contou com as participações do secretário-adjunto de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Nelson Beron, e do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, Gilmar Tadeu Bazanella.

“Políticas públicas e empreendedorismo se encontram em uma palavra chave: educação. E a educação empreendedora muda o modelo mental das pessoas. Temos que atuar de forma que os empreendedores dessas regiões (favelas) tenham as mesmas condições de competitividade que as demais empresas dos grandes centros.”, pontuou Bazanella.

O protagonismo de Pelotas na agenda não se deu por acaso. A cidade foi a única, à exceção de Porto Alegre, a figurar na pesquisa “Empreendedorismo nas Favelas”, estudo realizado pelo Instituto Locomotiva e divulgado no primeiro semestre do ano, que apresentou um mapeamento inédito do perfil do segmento. Além disso, o Poder Público pelotense é um dos mais atuantes dentro do Programa Cidade Empreendedora, realizado em parceria com o Sebrae RS. “Precisamos cada vez mais acreditar das pessoas, e nunca desistir delas”, disse o secretário em sua mensagem final.

Considerada a maior feira de negócios em favelas do Brasil, a Expo Favela Innovation fez sua estreia em solo gaúcho este ano. A iniciativa é uma realização da Favela Holding e tem parceria social da Central Única das Favelas (CUFA) e o patrocínio master do Sebrae RS.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome