O projeto Sesc Dramaturgias realiza, através do Sesc Pelotas, a oficina “O Circo e a Contemporaneidade: criação, produção e experimentação”, com o objetivo de expandir os horizontes, perceber propostas possíveis de criação e enxergar a produção circense além da habitual. A oficina acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de maio, no Theatro Sete de Abril, das 9h às 12h e das 14h às 17h, onde os participantes vão desenvolver novos olhares sobre a criação e o circo. As inscrições são limitadas e gratuitas e podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/cultura/sescdramaturgias.
Gabriel Martins é formado pela Escola Nacional de Circo como bolsista da Fundação Nacional de Artes – Funarte, licenciado em Educação Física pela UFRGS, é malabarista, bailarino, diretor e produtor cultural em Porto Alegre. A partir das experiências e procedimentos que foi desenvolvendo ao longo de sua trajetória, Gabriel propõe três eixos na oficina: o primeiro trata sobre produção circense contemporânea, noções de palco e a relação do circo com a dança e com o audiovisual; o segundo eixo vai abordar o corpo e a relação do artista com os objetos, diálogos, quando os participantes poderão elaborar propostas de pesquisas artísticas; no terceiro eixo, que encerra a oficina, o foco será trabalhar as variações com experimentos visuais em vídeo e criação de jogos.
O projeto Sesc Dramaturgias tem como proposta ser uma ação formativa experimental, levando oficinas para diversos estados do País e promovendo experimentações em “leituras dramatizadas”, “escrita dramatúrgica”, “dramaturgia do ator”, “dramaturgia da dança”, “dramaturgia da luz” e “dramaturgia do circo”, possibilitando um intercâmbio entre as diferentes áreas artísticas. A oficina com Gabriel Martins, que terá duração de 20h e dará certificado aos participantes, é voltada para artistas/estudantes circenses e da cena.
Há 76 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.