A Expointer, maior feira do setor agropecuário da América Latina, está sendo realizado até o dia 3 de setembro, em Esteio. Quem está presente no evento, representando Pelotas, é Eliana Bonini. Junto com outros seis artistas, ela expõe suas obras em mais uma edição do projeto Estância da Arte, espaço cultural de artes visuais que fica no Pavilhão Internacional do Parque Assis Brasil.
Neste ano, a iniciativa chega a sua terceira edição e conta com algumas novidades: esta é a primeira vez que a mostra é coletiva, reunindo sete artistas. Além disso, a exposição tem um número recorde de obras. São mais de 40 no total, entre pinturas, desenhos e esculturas.
Eliana valoriza a incrível capacidade do olho humano como uma ferramenta impressionante, capturando raios luminosos refletidos por uma variedade de objetos e proporcionando uma ampla gama de cores e detalhes. Sua obra é uma cuidadosa exploração desses diversos tons e traços. Distante de buscar agradar escolas ou correntes artísticas específicas, ela se dedica ao puro prazer de analisar as peculiaridades daquilo que chega ao nosso olhar e traduzi-las em pinceladas habilidosas. A artista tem como referência e inspiração cenas campeiras de obras de fotógrafos como JG Martini, Eduardo Amorim e Gabriel Varela.
Sobre o Estância da Arte
O Estância da Arte tem como objetivo divulgar e valorizar o nativismo por meio de expressões artísticas. Mais do que um espaço cultural, o projeto visa promover a democratização do acesso à arte e uma experiência imersiva, para aproximar o público do imaginário campeiro e realizar trocas com os artistas.
Com curadoria de Marciano Schmitz, a mostra, intitulada Alma campeira, reúne obras que retratam o dia a dia do gaúcho no Pampa, tema que inspira e ilustra os quadros de Eliana. A artista, natural de Pelotas, é reconhecida por detalhar as sutilezas em sua pintura. Estudou artes visuais e traz para seus quadros, texturas e luminosidades, resultando em um realismo próximo à fotografia.
Além de Eliana, o grupo de artistas que participam da mostra deste ano inclui os gaúchos Jaime Eduardo Iserhard, João Pedro Krech, Rossini Rodrigues e Vasco Machado. O argentino radicado em Porto Alegre, José Acuña, e o paulista, Alexandre Reider completam a lista.
O projeto Estância da Arte, PRONAC 221642, conta com patrocínio master do Banco De Lage Landen e CPA Máquinas, patrocínio da Marcher Brasil e Guaibacar. A realização é da produtora cultural Simples Assim e Ministério da Cultura do Governo Federal – União e Reconstrução, através da Lei de Incentivo à Cultura.
Serviço
O quê: Exposição Alma Campeira, espaço Estância da Arte
Quando: Até domingo (3), das 8h às 20h
Onde: Expointer, Pavilhão Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil – Esteio
Quanto? Entrada gratuita