O piano do Sete de Abril retornou aos palcos do teatro pelotense totalmente restaurado nesta segunda-feira (16), mesmo dia em que tem início o 11º Festival Internacional Sesc de Música. Após passar 15 meses sendo restaurado na Casa do Piano, em Brasília (DF), pelo pianista, restaurador e afinador de pianos, Rogério Resende, o instrumento foi recebido pela prefeita Paula Mascarenhas.
A prefeita destacou a importância do retorno do instrumento exatamente no dia de retomada do Festival Internacional Sesc de Música – que não foi realizado nos dois últimos anos por causa da pandemia de Covid-19 – período em que grandes artistas do Brasil e do mundo terão oportunidade de praticar com o instrumento, durante os ensaios marcados para acontecer no teatro.
“Essa é a beleza do nosso piano histórico do Sete de Abril, que volta para casa, restaurado na melhor qualidade e padrão de alto nível. Agora, ele está aqui com os acordes ecoando no teatro, que tem uma acústica extraordinária. Pelotas recebe um belo presente neste dia”, frisou Paula.
Construído em 1947, o piano de concerto Essenfelder, de cauda inteira, foi devolvido ao Sete de Abril com o auxílio de um equipamento especial e sob os olhares atentos da prefeita, do secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, do diretor do Theatro Sete de Abril, Giorgio Ronna, e do presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Pelotas, Leandro Thurow, além da chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum.
O história do restauro feito por mãos pelotenses
O pelotense Rogério Resende, fundador da Casa do Piano e morador da Capital Federal desde os anos 70, esteve na cidade em setembro de 2021 para doar um piano à Apac de Pelotas e ministrar uma aula de pintura em laca (tipo de pintura que o instrumento recebe). Quando soube da necessidade de restauro do piano do Theatro Sete de Abril, se ofereceu para realizar o conserto. Assim, no dia 30 de setembro o piano saiu da sede da Secretaria de Cultura (Secult) e no dia seguinte foi transportado para Brasília, onde recebeu restauro completo.
De volta a Pelotas Resende expressou a sua emoção ao desembalar e ser o primeiro a tocar o instrumento, que considera patrimônio do município. “Cada restauração que nós fazemos, é um filho que entregamos”, disse.
O professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Germano Mayer, também foi uma das primeiras pessoas a tocar com o instrumento. “É uma alegria para nós, em Pelotas, poder ter esse instrumento restaurado no Sete de Abril, que está em plenas condições de uso. Temos obrigação de fazer isso valer a pena e fazer as coisas acontecerem nesse teatro”, disse.