Pelotas: Patrimônio, turismo e inovação estarão em palestra sobre a Catedral na Fenadoce

Evento promovido pelo SEBRAE acontece sábado(18), às 13h, e aborda sintonia dos projetos de restauro da Catedral entre preservação e novas tecnologias. (Foto: QZ7 Filmes)

Preservar o passado olhando para o futuro. Com esse viés o case da Catedral São Francisco de Paula será destaque durante o Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação do SEBRAE na Fenadoce, em Pelotas. O painel “Catedral de Pelotas: patrimônio, turismo e inovação” acontece neste sábado (18), às 13h, na Arena de Inovação, com a apresentação da arquiteta Simone Neutzling, proprietária da Perene Patrimônio Cultural e responsável pelas ações de restauração da Catedral.

A arquiteta Simone Neutzling, proprietária da Perene Patrimônio Cultural. (Foto: Divulgacão)

Junto a ela, a engenheira Alice Alonzo Steinmetz, da CuboX3, mostrará o quanto a tecnologia pode ser grande aliada do patrimônio. A empresa é responsável por agregar novas ferramentas digitais aos projetos da Catedral, como o escaneamento em 3D, que possibilita um levantamento arquitetônico preciso e detalhado de forma mais rápida e prática.

“Buscamos sempre atualizar nossa metodologia de trabalho trazendo o uso de ferramentas digitais inovadoras para a elaboração dos projetos e obras de restauração”, destaca Simone. O turismo também faz parte das inovações dos projetos e a mais recente novidade é o Tour Virtual, que permite um passeio pelo interior da igreja, observando as minúcias das belezas artísticas e arquitetônicas do local. Para apreciar, basta acessar o site http://cubox3.com.br/catedral-de-pelotas/.

Preservação

O reconhecimento da importância artística, histórica e cultural da Catedral São Francisco de Paula está sacramentada no Livro Tombo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), com o tombamento estadual do templo.

Em 2018, aconteceu o reconhecimento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dentro do Conjunto Histórico de Pelotas. O trabalho de preservação deste importante bem é permanente.

Em dezembro de 2021 a obra de restauro da Torre Sul da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula foi entregue à comunidade. O projeto Caminhos da fé, liderado pela Comissão de Restauro da Catedral, está em curso objetivando angariar recursos para subsidiar a restauração do assoalho de madeira existente nas naves central e laterais da igreja. Também em breve será lançada a obra de restauração da nave central da cobertura da Catedral.

Para acompanhar todos os processos e obter mais informações basta acessar o Instagram @catedraldepelotas.

Serviço

 O que?

Painel: “Catedral de Pelotas: patrimônio, turismo e inovação”

No Salão de Desenvolvimento, Turismo e Inovação do SEBRAE – Fenadoce 2022

Quando?

Sábado (18), às 13h.

Na Arena de Inovação do Sebrae na Fenadoce.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome