A Prefeitura de Pelotas tornou público, nesta segunda-feira (17), o resultado dos projetos contemplados por recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Procultura) edital 2022. Ao todo, 220 propostas foram apresentadas e 95 habilitadas para receber os valores, que chegam a R$ 2,04 milhões.
Os projetos aprovados como classificados, suplentes ou não aprovados estão disponíveis no site pelotas.com.br/procultura. O prazo para envio dos recursos é de cinco dias corridos a contar da data da disponibilização do parecer, também na plataforma.
Das escolhas
Durante o período de inscrições, previsto no Edital, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizou três oficinas e um encontro presencial para que os interessados pudessem tirar dúvidas. Das 220 propostas, 188 foram diligenciadas (85,45%), a maioria por falta de documentos básicos para habilitação, 32 foram habilitadas sem diligência (14,61%) e 117 (53,18%) enviadas no dia 7 de dezembro de 2022, último dia de inscrições.
Novidades na seleção
De acordo com a diretora de Projetos da Secult, Alessandra Ferreira, esse é o primeiro edital do Procultura com a participação do Banco de Pareceristas – estruturado no ano passado – composto por 18 integrantes que formam a Comissão de Análise de Projetos Culturais, responsável por avaliar de forma técnica os projetos e habilitar as propostas recebidas e categorizá-las em seis áreas: coletivos; criação; difusão; saberes; preservação; e levantamentos.
“O número de projetos recebidos e as mudanças no último edital demandaram mais da equipe. Foi necessário um tempo a mais para divulgação do resultado”, explicou.
Outra novidade são as cotas, também estabelecidas pelo Edital, determinando que propostas habilitadas sejam distribuídas por gênero, pessoas com deficiência, cotas raciais e trans.
Confira cotas estabelecidas, conforme Edital 002/2022
58% mulheres
40% homens
2% pessoas não binárias
5% pessoas com deficiência
35% racial
20% travestis, transexuais e transmasculines
40% não cotista