Na tarde da quarta-feira (25), foi a vez do Asilo de Mendigos de Pelotas vivenciar momentos de alegria com a música por meio das apresentações do Festival na Comunidade. Organizadas pelo 11º Festival Internacional Sesc de Música, os encontros têm como objetivo levar apresentações de diversos ritmos para vários locais da cidade.
Os mais de 40 idosos que residem no lar, puderam assistir aos alunos da classe de Canto Lírico do Festival. Acompanhados dos professores Flávio Leite e Eiko Senda, e do pianista Sérgio Sisto, os seis integrantes do grupo tinham no repertório canções conhecidas como Luar do Meu Bem, Carinhoso e Como Nossos Pais.
Emocionado, o presidente do Asilo, Gilberto Alves, ponderou que momentos como estes são importantes para o lar, já que os idosos, por conta da debilidade, não conseguem comparecer aos locais dos espetáculos. “É uma chance de ouvir uma boa música. Isso soa como um alimento para os nossos moradores. Esperamos que essa atividade continue por muitos anos”, declarou.
Para os alunos, o momento também é especial. Marina Hassan, que se apresentou com a canção de Elis Regina, agradeceu ao Sesc/RS a oportunidade de participar do Festival e presenciar momentos assim pela primeira vez. “Percebemos que essa tarde foi muito importante para eles. Me sinto feliz de poder participar”, comentou.
A programação do 11º Festival Internacional Sesc de Música segue até esta sexta-feira, 27 de janeiro, e pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/festival. O encerramento está marcado para às 20h30, no Largo do Mercado Público de Pelotas.
Sobre o Festival Internacional Sesc de Música
Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais.
Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. Para este ano, o Festival conta com o patrocínio master da CMPC, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), apoio do Grupo Panvel, apoio cultural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Bibliotheca Pública Pelotense, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Expresso Embaixador e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas.